quarta-feira, 28 de junho de 2017

A qualidade da carne do frango

Com preço bastante acessível, qualidade nutricional completa e facilidade para o preparo, o frango é uma opção do consumidor brasileiro que dispensa apresentações.

Segundo estimativa da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o consumo per capita da carne de frango chegou a 43 quilos por habitante ao ano, alta de 2,8% ante os 41,8 quilos registrados no ano passado. Essa alta, possivelmente, está relacionada aos recentes escândalos da carne bovina, o que diminuiu bastante a confiança do consumidor no produto.

O Brasil é o segundo maior produtor mundial da proteína, posição alcançada por conta do resultado da eficiência em manejo e da tecnologia genética das granjas. Além do mercado nacional, a carne de frango brasileira é consumida em 150 países, o que faz do Brasil o maior exportador global da ave desde 2004.

Paulo André, engenheiro agrônomo pernambucano, responsável pela Vale do Sino Galinha Caipira, empresa que vem desenvolvendo frangos saudáveis de modo natural, tendo acompanhamento diário por parte do consumidor, destaca que apesar da quantidade ser um fator importante, a qualidade do frango vem se tornando a principal preocupação dos consumidores nacionais.

“Alimentação sem nenhum tipo de ração industrial, consumo de água constante e modo de vida natural, são fatores que se diferenciam das galinhas criadas a partir de um manejo totalmente incorreto feito apenas para obtenção de lucros”, destacou Paulo, acrescentando que as condições de higienização das instalações e a preparação técnica dos funcionários que trabalham nas granjas são essenciais para a qualidade da galinha oferecida.