sexta-feira, 19 de maio de 2017

Sebrae lança Favela Mais em comunidades em São Paulo

Os empreendedores das favelas de Heliópolis e Paraisópolis, na cidade de São Paulo, poderão regularizar suas empresas e fazer cursos de capacitação em empreendedorismo a partir deste sábado (20). O Sebrae, em parceria com a Central Única das Favelas (Cufa), promove o Favela Mais, projeto que tem o objetivo de incentivar o empreendedorismo nas comunidades. Os moradores das duas favelas poderão procurar os centros educacionais unificados de Paraisópolis e de Heliópolis para terem acesso ao atendimento da instituição. Um dos apoiadores do projeto é um dos fundadores da Cufa e rapper, cantor e ativista MV Bill, que nasceu na Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, onde vive até hoje.

O Favela Mais irá identificar moradores com perfil empreendedor, incentivar a formalização de empresas já existentes e promover a capacitação empresarial nas comunidades carentes paulistas. De acordo com o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, quase a totalidade das empresas nessas favelas é formada por pequenos negócios. “Elas geram emprego e renda, estão próximas da casa ou do trabalho das pessoas e ajudam a desenvolver a região, pois o dinheiro que circula fica no bairro”, ressalta.

As duas comunidades têm cerca de 300 mil habitantes (Heliópolis com mais de 200 mil moradores e Paraisópolis, aproximadamente 100 mil). Ambas têm uma economia local bastante ativa e até alguns pontos de WiFi . São mais de 5 mil comerciantes e muito potencial para o surgimento de novos negócios. Além daqueles já existentes e que ainda não foram formalizados.

O projeto também irá promover a capacitação dos empresários locais, levando diretamente soluções do Sebrae, como os programas de qualificação do Microempreendedor Individual (MEI). Ainda será disponibilizado para a comunidade o programa SUPERMEI, lançado em parceria com o Sebrae em São Paulo, que visa requalificar pessoas nas profissões que faltam no mercado, como encanador, eletricista, entre outras atividades, transformando-os em microempreendedores individuais. Também serão fornecidas orientações sobre acesso ao microcrédito por meio do Desenvolve SP, para capital de giro, melhorias no negócio, estoque e equipamentos. 

Além de levar as soluções do Sebrae, o Favela Mais concentrará esforço na legalização dos negócios das comunidades. Recente atualização da Lei Geral da Micro e Pequena empresa permitiu desconectar a legalidade do imóvel com a legalidade do negócio. O projeto ainda irá aproveitar a base do programa Negócio a Negócio, que promove visitas de Agentes de Orientação Empresarial para diagnosticar melhorias na gestão de empresas. Com isso, os moradores das favelas poderão ser treinados como orientadores na formalização dos negócios. O projeto tem o apoio da Prefeitura de São Paulo e do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA).

O Governo Federal, por meio do MDSA, entra no projeto fornecendo acesso ao cadastro do Bolsa Família, o que vai permitir que o Sebrae ofereça aos beneficiários do programa a oportunidade de montarem seu próprio negócio. “É a porta de entrada da auto-sustentabilidade dessas famílias”, comemora Afif Domingos.

Agência Sebrae de Notícias