quinta-feira, 4 de maio de 2017

Programa Cidade Saneada chega a Jaboatão dos Guararapes


A cobertura dos serviços de esgotamento sanitário do município de Jaboatão dos Guararapes será ampliada de 7% para 17 % com a execução da primeira etapa da obra de implantação de novos sistemas nos bairros de Piedade, Candeias e Barra de Jangada, todos localizados na Zona Sul da cidade. O projeto faz parte do Programa Cidade Saneada, a Parceria Público Privada-PPP do Saneamento e contará com investimentos de R$ 85 milhões, beneficiando 55 mil pessoas. AOrdem de Serviço para o início imediato das obras foi assinada hoje (4) pelo governador Paulo Câmara durante a solenidade comemorativa aos 424 anos de Jaboatão dos Guararapes, celebrada no Centro Cultural Miguel Arraes, em Prazeres. O evento contou com a participação do presidente da Compesa, Roberto Tavares e do prefeito do município, Anderson Ferreira.

"A implantação deste sistema será executada em 24 meses e representará um grande avanço para o desenvolvimento e qualidade de vida dos jaboatonenses, que passarão a contar com os serviços de coleta e tratamento de esgotos", comenta o presidente da Compesa, Roberto Tavares. Segundo ele, o governador Paulo Câmara foi muito sensato quando priorizou a obra de Jaboatão dos Guararapes, o segundo maior município da Região Metropolitana do Recife.

A ação em Jaboatão representa o segundo investimento privado em ampliação dos serviços dentro do Programa Cidade Saneada, uma parceria entre a Compesa e a BRK Ambiental. O programa é a maior Parceria Público Privada (PPP) do Brasil na área do saneamento, e busca elevar os índices de esgotamento sanitário nas 14 cidades da RMR e no município de Goiana, na Mata Norte.

Para esta primeira etapa do projeto, serão implantadas 61 mil metros de rede coletora de esgoto e cinco estações elevatórias, além da construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Com a conclusão das obras, a ETE terá capacidade de tratar cerca de 112 litros de esgoto por segundo, o equivalente a cinco piscinas olímpicas, por dia. As intervenções, que acontecerão de forma gradual, buscando minimizar os transtornos para a população, serão iniciadas no bairro de Candeias, pelas ruas Professor Francisco Pessoa de Melo, Maria Digma, Rua Hercílio Celso, Padre Nestor de Alencar e Avenida Castelo Branco.

Os serviços serão realizados de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e caso haja necessidade de ultrapassar esse horário, a população no entorno da obra será informada pela equipe social de plantão, que irá acompanhar os trabalhos. A implantação da etapa complementar deste sistema, ainda sem previsão de início, contemplará também os bairros de Prazeres e Cajueiro Seco.

Imprensa Compesa