quarta-feira, 24 de maio de 2017

Professor aponta caminhos para produção de conteúdos educativos e criativos


Dando sequência ao seu ciclo de formações o Prof-Lab, programa de formações criativas para professores, realiza neste sábado, 27 de maio, o curso livre de Produção Criativa com TICs. Guiada pelo educador Felipe de Brito Lima (foto), a atividade acontece das 8h às 12h30 na ABA Global Education em Boa Viagem, no Recife.

Quantas vezes estudantes e professores se deparam com o bloqueio criativo em frente ao software de edição de textos. A tela em branco é por vezes assustadora não só para quem precisa produzir textos, mas também para outros conteúdos digitais como vídeos, gráficos, desenhos ou áudios.

Antes de dominar aplicativos e ferramentas é importante estar atento às estratégias de produção de conteúdos para o ambiente digital. O primeiro passo para avançar na produção desses conteúdos é perceber que a criatividade não é um dom, mas sim uma habilidade que precisar ser estimulada constantemente. Entre as estratégias para estimular a criatividade estão as práticas de Design Thinking que trabalham com geração de ideias para resolução de problemas. Esses movimentos são responsáveis por engajar e estimular a imaginação dos aprendizes. Outro ponto importante é observar a multiplicidade de discursos e linguagens presentes em sala da aula e tentar explorá-los como fontes de inspiração.

Para aprimorar seu papel como educador Felipe de Brito Lima decidiu ingressar no doutorado em Design da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) onde estuda artefatos digitais aplicados ao ensino de ciências. Investiu também nos estudos sobre cultura pop e na produção de diferentes tipos de conteúdo digital. Assim percebeu como eles são capazes de transformar as experiências de aprendizagem dos seus alunos. É essa aprendizagem que Felipe vai compartilhar com os professores durante a formação Produção criativa com TICs.