segunda-feira, 8 de maio de 2017

Chapéu de Palha abre inscrições para trabalhadores da cana

O cadastramento do Programa Chapéu de Palha para os trabalhadores e trabalhadoras indústria da cana-de-açúcar começa nesta segunda-feira (8). Essa modalidade da iniciativa é voltada para os municípios da Zona da Mata de Pernambuco. Na Mata Norte, as inscrições ocorrem até sexta-feira (12). Na Mata Sul, o processo começa na segunda (22) e termina na sexta (26).


Durante o período da entressafra da cana, os trabalhadores inscritos recebem um auxílio financeiro complementar ao programa federal Bolsa Família, de até R$ 256,42. Os interessados em saber os locais de cadastramento ou tirar qualquer outra dúvida podem ligar, de forma gratuita, para o número 0800.282.5158.

Para ser beneficiário, o trabalhador ou trabalhadora da zona canavieira precisa ter mais de 18 anos e ter trabalhado na última safra por pelo menos trinta dias seguidos, além de morar em um dos municípios beneficiados da Zona da Mata. Também pode se inscrever quem foi dispensado de 10 de Janeiro a 20 de abril de 2017 (função exclusiva de trabalhador rural).

Os interessados precisam comparecer a um dos pontos de cadastro com a seguinte documentação: originais e cópia da carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho, rescisão do contrato de trabalho, comprovante de residência ou declaração do sindicato de comprovação de residência e o cartão cidadão ou o cartão do programa Bolsa Família (número do NIS ou PIS).

O Chapéu de Palha é coordenado pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). Este é o 11º ano consecutivo do programa, desde que foi reeditado pelo governo do estado, em 2007.

Nos dois primeiros anos da atual gestão estadual, o Chapéu de Palha beneficiou quase 100 mil pessoas, de acordo com o governo de Pernambuco. A edição 2017 terminou o cadastramento para os beneficiários da modalidade da Pesca Artesanal em 27 de abril.

Em janeiro, o programa realizou a inscrição de mais de 9 mil pessoas na fruticultura irrigada. Esses estão recebendo a bolsa. Com o cadastramento da cana, o Chapéu de Palha encerra a fase de inscrições desta edição.

Portal G1