quarta-feira, 10 de maio de 2017

Morre ator Nelson Xavier

O ator Nelson Xavier morreu, aos 75 anos, na noite desta terça-feira, em Uberlândia, Minas Gerais. A filha do artista, Tereza Villela Xavier, divulgou uma mensagem de luto numa rede social, homenageando seu pai e informando que o corpo dele será levado ao Rio, onde será "celebrado e cremado" em cemitério ainda não definido.

"Lamento informar a quem possa interessar que meu pai, Nelson Xavier, faleceu esta noite em Uberlândia. Seu corpo será transferido, celebrado e cremado no Rio de Janeiro em cemitério ainda não determinado. Agradeço desde já as mensagens de apoio. Ele virou um planeta! Estrela ela já era. Fez tudo o que quis, do jeito que quis e da sua melhor maneira possível, sempre", escreveu Tereza, que mudou a foto de perfil para a cor preta, em sinal de luto.

A causa da morte ainda não foi divulgada, mas, em 2014, ele disse em entrevista que havia passado por tratamento contra um câncer de próstata, mas que estava curado.

Nelson Agostini Xavier nasceu em 30 de agosto de 1941, em São Paulo. Ele deixa o legado de cinco décadas de carreira no teatro, na TV e no cinema.

Entre seus principais trabalhos como ator, estão os filmes "Eles não usam balck-tie", em 1981, "O Bom Burguês", de 1982, e "Narradores de Javé" (2003). Foi eleito "Melhor Ator" no Festival de Gramado por "O Testamento do Senhor Nepomuceno" (1998). Em 2010, Nelson causou enorme impacto com o papel principal de "Chico Xavier", cinebiografia do famoso médium. Ele voltou a encarnar o expoente do espiritismo no filme "As mães de Chico Xavier", de 2011.

Contratado da TV Globo, ele trabalhou em 24 novelas — de "Sangue de Areia", em 1967, a "Babilônia", de 2015. Ao longo desse período, ele atuou em grandes folhetins, como "Irmãos Coragem", "Senhora do Destino", "A Favorita", "Gabriela" e "Joia Rara". Atualmente, o ator pode ser visto na novela "Senhora do Destino", na sessão "Vale a pena ver de novo".


Jornal Extra (Rio)