segunda-feira, 8 de maio de 2017

Jovens desaparecidas em Jaboatão foram encontradas em Carpina

As quatro adolescentes desaparecidas desde a terça-feira (2), em Jaboatão dos Guararapes, foram encontradas na manhã deste sábado (6), no município de Carpina, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. Segundo a Polícia Militar, as garotas estão bem e foram levadas para a Delegacia de Nazaré da Mata. Os parentes foram avisados sobre o término das buscas. 

As quatro jovens estavam em uma casa no bairro de Santo Antônio, em Carpina. "As meninas foram encontradas a partir de uma denúncia anônima, que, a princípio, disse que elas se encontravam no bairro de Santo Antônio e nossas equipes foram averiguar. Fizemos a apreensão das mesmas e viemos para a delegacia para as providências das mesmas", afirmou o capitão José Leandro, do 2º Batalhão da PM.

De acordo com moradores da área, duas mulheres e um homem residem na casa. “Eu só notei que as meninas estavam aqui perto quando vi a movimentação da polícia. Elas estavam chorando enquanto eram levadas pelos policiais, mas aparentavam estar bem”, conta Suzy Moura, moradora do bairro.

As garotas foram levadas por policiais militares e por uma equipe do Conselho Tutelar de Carpina à Delegacia de Nazaré da Mata, onde chegaram pouco depois das 16h. "Eu fiz uma corrente forte, pois sou muito católico. Ela apareceu e agradeço muito a Deus e à imprensa. Quem ligou para o Disque Denúncia, para a polícia, eu agradeço muito. Estou muito feliz", disse José Roberto da Silva, pai de uma das adolescentes.

A polícia, no entanto, ainda não informou os motivos que levaram as jovens a sair de casa. De acordo com o delegado de plantão, Joaquim Braga Neto, as pessoas que tiveram contato e deram abrigo às adolescentes serão investigadas. "Vou fazer a ouvida das mesmas, em seguida vou mandar para o IML para fazer exame sexológico, toda a cautela que a gente tem que ter quando recupera uma pessoa. Em seguida, entregar aos pais e continuar a investigação", contou o delegado.

Entenda o caso

As adolescentes têm entre 12 e 16 anos e moram na mesma rua, no bairro de Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes. Segundo familiares, elas tinham sido vistas pela última vez na terça (2), quando foram à escola. Na quarta (3), os pais denunciaram o desaparecimento à Delegacia de Polícia da Criança e do Adolescente.

Durante as investigações, a delegada Vilaneida Aguiar descartou a hipótese de sequestro porque uma das garotas levou itens de higiene pessoal e outra jovem chegou a escrever uma carta para a mãe informando que sairia de casa. A delegada, no entanto, não comentou se a polícia trabalhava com a hipótese de violência doméstica.

Portal G1