sexta-feira, 19 de maio de 2017

Jornalista tem artigo selecionado em livro sobre textos dissertativos

A jornalista, radiojornalista e produtora cultural Mariângela Borba tem seu artigo _A Necessidade de se entender a Cultura como estratégia social e econômica através da Lei de Incentivo Rouanet (8.313/91)_ publicado no livro _Diálogos: Valorizando Textos Dissertativos._ O artigo é fruto de sua convivência com o segmento cultural, após sua passagem pela reformulação do Conselho Municipal de Cultura do Recife, pelo Colegiado Nacional de Teatro, órgão ligado ao Conselho Nacional de Cultura, Ministério da Cultura e especialização em Cultura Pernambucana. 

Nele, é discutido a necessidade da Lei Rouanet não ser voltada para beneficiar unicamente o mercado financeiro, através da renúncia fiscal, mas, de fato, ser voltado para os construtores e fazedores da Cultura, além de sugerir maneiras para se atender os atores culturais do Nordeste e outras regiões do país e não apenas do eixo Rio-São Paulo. O tema também é fonte de pesquisa da sua dissertação de mestrado. 

Outros 14 artigos voltados para a área cultural e educacional também fazem parte da obra, a exemplo do artigo da professora Beatriz Souza, que resgata a história do pastoril de Gravatá e outros que levantam a causa indígena ao longo do nosso Pernambuco. O lançamento será no Expetus Buffet, no centro da cidade que divide o Agreste da Zona da Mata, logo mais, às 19h desta próxima sexta-feira (19) e cada exemplar custa trinta reais. A casa de eventos fica por trás da prefeitura de Gravatá. O livro é uma publicação da editora Libertas, tem organização da professora Maria do Carmo Silva. Mariângela também assina a revisão ortográfica