terça-feira, 23 de maio de 2017

Instituições debatem tecnologias verdes, meio ambiente e propriedade intelectual

O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o Instituto Nacional da Produção Industrial (Inpi) promovem o evento gratuito “Tecnologias verdes, meio ambiente e propriedade intelectual”, de 31 de maio a 2 de junho. A programação conta com o workshop “Propriedade Industrial e Meio Ambiente: Conjunções e Impactos”, que abordará temas como o processo de inovação em tecnologias sustentáveis e os aspectos da proteção de patentes verdes. O workshop será ministrado pelo pesquisador em propriedade intelectual do Inpi Douglas Santos, no IFPE em Pesqueira (no dia 31) e na sede do Itep (dia 1° de junho).

No dia 2 de junho, o evento, no auditório do Departamento de Energia Nuclear, contará com palestras, da professora Olga Vilela (UFPE), do professor Alexandre Costa (UFPE) e de Douglas Santos (Inpi), além de uma mesa-redonda, com mediação do professor Raimundo Nonato (UFPE) e de Sérgio Aguiar, da Positiva – Diretoria de Inovação da UFPE.

Os interessados em participar devem inscrever-se até o dia 28 deste mês no link: https://goo.gl/forms/kfgKcO5EOnyPxHo32. A inscrição é gratuita. Mais informações: nit@reitoria.ifpe.edu.br | 2125.1691.

Palestrante – Douglas Alves Santos possui graduação em Engenharia Química pela UFPE e mestrado em Engenharia de Processamento Químico de Petróleo e Gás Natural pela mesma universidade. É pesquisador em Propriedade Industrial desde 2006 no Inpi, atuando como examinador de patentes e, de 2011 a 2016, ocupou a função de coordenador adjunto do Programa das Patentes Verdes do Escritório Brasileiro de Patentes. Doutor em Tecnologias de Processos Químicos e Bioquímicos pela Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014), Douglas tem experiência e atua nos seguintes temas: Propriedade industrial (Informação Tecnológica, Patentes & Transferência de Tecnologia); Inovação; Tecnologias verdes; Desenvolvimento sustentável; Combustão; Gaseificação; Geração de Energia; Leito fluidizado; Modelagem e Simulação Computacional, e, Otimização de Processos com redes neuronais (neurais).

Instituto de Tecnologia de Pernambuco