quinta-feira, 4 de maio de 2017

Iniciada obra de interligação da Adutora Tapacurá

A Compesa iniciou, ontem (3), o principal serviço da manutenção programada do Sistema Tapacurá que visa melhorias no abastecimento de água de bairros das zonas Norte e Oeste do Recife. A intervenção está sendo realizada na Rua Terra Grande esquina com a Estrada do Barbalho, na Iputinga, para a interligação de tubulações de grande diâmetro (700 mm e 900 mm) da rede de distribuição de água. Os trabalhos integram as obras de setorização do Recife, que visam dividir os bairros em setores de abastecimento, permitindo a equalização das pressões e vazões da rede de distribuição do Distrito D-8A e o aumento do controle operacional do sistema. O projeto de setorização neste distrito envolve ainda a instalação de seis válvulas e um macromedidor, além da troca de 24 mil metros de tubulações antigas.

Cerca de 20 profissionais estão envolvidos somente com esta intervenção, que vai beneficiar o abastecimento de água para 36 mil pessoas na Iputinga, Monteiro, Apipucos, Dois Irmãos, Vila Felicidade, Novo Horizonte, Nova Morada e Conjunto Marcos Freire. As obras total do projeto de setorização do Distrito D-8A foram iniciadas em setembro de 2016 e a previsão é que sejam concluídas no mês de dezembro deste ano.

A companhia também aproveita para realizar uma série de serviços de manutenção hidráulica e eletromecânica no Sistema Tapacurá, além de troca de válvulas e registros com o objetivo de garantir maior confiabilidade operacional. Hoje, foi iniciada a manutenção de algumas válvulas dos Grandes Anéis do Recife que estão localizadas na Avenida Abdias de Carvalho, no Recife. Em função da parada do Sistema Tapacurá, foi preciso suspender por 72 horas o abastecimento para localidades do Recife e de Jaboatão dos Guararapes, além de todo o município de Camaragibe. O fornecimento de água para as áreas afetadas será retomado amanhã (5), às 20h, após a conclusão dos serviços. A paralisação do sistema Tapacurá foi iniciada às 20h da última terça (02), com o processo de esvaziamento das adutoras para a realização das intervenções.

Imprensa Compesa