terça-feira, 16 de maio de 2017

Dom Fernando Saburido recebe governador

O governador Paulo Câmara se reuniu, nesta terça-feira (16.05), com o Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, e a cúpula Católica pernambucana para debater ações dos planos de ressocialização e de segurança que estão sendo desenvolvidas pelo Governo de Pernambuco. Na ocasião, o chefe do Executivo estadual detalhou as medidas que estão sendo executadas, ouviu as sugestões das autoridades religiosas – a maior parte liga a pastorais carcerárias - e discutiu iniciativas preventivas e de assistência social em parceria com a instituição. O encontro aconteceu na sede regional da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) - Nordeste 2, no bairro da Boa Vista, no Recife. 

“Uma reunião importante, esclarecedora, onde nós colocamos com muita transparência a situação da segurança pública em Pernambuco. Apresentamos as ações do Pacto Pela Vida, os investimentos que estão sendo feitos e tudo o que está sendo realizados no nosso Estado para a melhoria da qualidade de vida da população”, pontuou Paulo Câmara, destacando as colaborações das autoridades religiosas. “Os bispos, que estão muito próximo das comunidades, apresentaram sugestões importantes na questão na educação dentro dos presídios, da ressocialização e empregabilidade. Foi um debate muito produtivo e que, com certeza, vai aperfeiçoar as nossas atividades”, afirmou.

O governador lembrou, ainda, da importância da participação da Igreja Católica nas audiências do Pacto Pela Vida, fornecendo informações de suas regiões e sugerindo atividades que auxiliem na execução do programa. “Reconhecemos o papel fundamental que a Igreja Católica exerce no atendimento à população mais carente e o alcance que ela tem. E aqui, em Pernambuco, nós temos conversado bastante com os representantes das dioceses e de outras religiões, buscando fazer as parcerias necessárias para contribuir e ampliar essa assistência oferecida”, ressaltou Paulo Câmara. 

Entre as ações do Plano Prisional apresentadas à cúpula católica, Paulo destacou a construção de sete presídios no Complexo de Araçoiaba, a retomada das obras de outras duas unidades em Itaquitinga; além da renovação da frota de veículos e equipamentos de segurança, realizada no último mês de março; e a contratação de profissionais de diversas áreas para atuar no sistema. Em 2016, foram entregues ao sistema prisional 32 caminhonetes e três vans, ambas tipo xadrez, 20 escudos balísticos; 18 equipamentos de raio-x e outros 200 coletes balísticos.

“Gostaria de agradecer ao governador Paulo Câmara por ter dividido algumas das ações que o Governo do Estado tem realizado para superar as adversidades impostas por essa missão de ressocializar. As pastorais carcerárias têm sua presença em todas as regiões do Estado, buscando sempre ajudar”, ressaltou Dom Fernando Saburido.

O Bispo de Palmares (Mata Sul), Dom Henrique Soares, registrou o impacto que as ações educacionais têm nos presídios. “Nós sabemos dos desafios que o Governo enfrenta com a questão da segurança e nós queremos contribuir também, através da assistência social e pastoral. Sentimos que, nas unidades que possuem escolas, bibliotecas, o trabalho tem dado certo, e as chances de ressocialização aumentam. Por isso, é necessário que se amplie esse tipo de serviço”, defendeu. 

Além de Dom Fernando Saburido, estiveram presentes no encontro o seu bispo auxiliar, Dom Antônio Tourinho, e os bispos Dom Dino (Caruaru), Dom Lucena (Nazaré da Mata), Dom Severino (emérito de Nazaré da Mata), Dom José Luiz (Pesqueira), Dom Egídio (Afogados da Ingazeira), Dom Paulo Jackson (Garanhuns), Dom Magnus (Salgueiro) e Dom Gabriel (Floresta). O presidente da Obra de Maria, Gilberto Barbosa também participou da reunião. 

Acompanharam o governador os secretários estaduais Pedro Eurico (Justiça e Direitos Humanos), Roberto Franca (Desenvolvimento Social, Criança e Juventude) e Márcio Stefanni (Planejamento e Gestão). 


Secretaria de Imprensa de Pernambuco