terça-feira, 2 de maio de 2017

Documentário "Martírio" será exibido em Campo Grande/MS




O premiado documentário de Vincent Carelli, Ernesto de Carvalho e Tita narra a insurgência pacífica e obstinada dos povos Guarani e Kaiowá frente ao poderoso aparato do agronegócio no estado de Mato Grosso do Sul. O filme será exibido no auditório do Museu das Culturas Dom Bosco, que tem capacidade para 130 pessoas. A exibição será na quarta-feira (10) a partir das 13h30

O filme havia estreado estreou em 17 estados brasileiros o documentário Martírio, um filme de Vincent Carelli, que narra a luta dos guarani kaiowá em Mato Grosso do Sul. No entanto, a terra onde o problema é latente, que virou enredo do filme, está fora do circuito de exibição. 

Quando a mestranda em Antropologia, Priscila Anzoategui, viu que Campo Grande não terá o filme em cartaz, decidiu começar uma campanha pelas redes sociais. Ela pesquisa a luta das mulheres guarani kaiowá na recuperação de territórios tradicionais hoje ocupados por fazendeiros.

"Acho fundamental esse filme passar aqui, onde um boi vale mais que a vida de um indígena. É uma denúncia do que acontece no Mato Grosso do Sul, é um tapa na cara mesmo e o discurso é construído para gente entender o genocídio que ocorre aqui. Mas também traz as resistências, as agências desses guarani kaiowá, que ao longo dessa conjuntura foram aprendendo a revidar essas violações sofridas", explica Priscila.

O filme levou prêmios de público no Festival de Cinema de Brasília e na 40ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. São 3 horas de documentário, que mostram desde a expulsão desses povos das áreas originais, até os conflitos dos dias atuais.

O trailer por si só é impactante, com a narração sobre o cotidiano de quem sobrevive da esperança de ter a terra de volta. Fala de décadas de sofrimento. Por isso, o título "Martírio".

Dona Helena, uma das mulheres guarani kaiowá que aparecem no filme, participou da pré-estreia em Foz do Iguaçu (PR). 

Em Campo Grande, ano passado, o Coletivo Terra Vermelha, junto com o Imaginário Maracangalha, exibiu o documentário em um evento no dia do aniversário da morte do líder indígena Marçal de Souza, mas por falta de espaço, muita gente ficou do lado de fora sem conseguir assistir.

Abril foi escolhido para o lançamento por conta do Dia do Índio. Apesar de Mato Grosso do Sul ficar de fora, o documentário está em cartaz em 3 cinemas de São Paulo (SP), além de chegar a Santos (SP) Terezina (PI), São Lúis (MA), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Rio Branco (AC), Recife (PE), Porto Alegre (RS), Palmas (TO), Maceiò (AL), João Pessoa (PB), Goiânia (GO), Fortaleza (CE), Brasilia (DF), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Aracaju (SE).

Assista o trailer:


Com informações do Portal Campo Grande News, do Evento no Facebook 
e de Fernanda Leal (Equipe Ilmar Ex-BBB17)