sexta-feira, 19 de maio de 2017

De olho na Luz

O Espaço Ciência inaugura nesta segunda (22), durante a abertura da Semana da Energia, a Exposição “De Olho na Luz. Sombras coloridas, laser show, labirinto de lasers, hologramas, fibras óticas… cada experimento é um convite para que o visitante embarque num universo lúdico e compreenda melhor o que é a luz.

Um salão de 200m2 se transforma em um espaço performático no qual as luzes, imagens e cores são protagonistas. A sensação de passar da luz à escuridão, de brincar com suas sombras coloridas, de tocar em fibras óticas ou observar o efeito de luz negra são algumas das estratégias que permitem aos visitantes uma experiência sensorial com os conceitos relacionados à óptica.

Os visitantes também poderão aprender sobre a formação das imagens como se estivessem dentro de uma câmara fotográfica. Ou atravessar um labirinto de lasers que, como no filme “Missão Impossível”, ao serem tocados fazem soar uma campainha. Os hologramas, com aves flutuando no ar ou peixes nadando, também impressionam o visitante.

“De Olho na Luz” foi financiada pelo CNPQ e conta também com apoio da TIM. Foi realizada pela equipe do Espaço Ciência, com a colaboração de pesquisadores da UFPE.

OFICINAS – Outra atração da Semana da Energia são as oito oficinas temáticas. Os visitantes poderão, por exemplo, construir um sistema de rastreamento de luz solar, para melhor aproveitamento deste tipo de energia ou elaborar um capacitor para armazenamento de energia.

Também poderão participar da realização de diferentes reações químicas para aproveitamento de energia, a exemplo da separação das moléculas da água ou geração de luminescência a partir de uma reação à base de acetona. Outra opção é acompanhar a construção de um chuveiro que, feito com material de baixo custo, desliga automaticamente quando não está sendo utilizado.

Em outra atividade, os visitantes conseguirão enxergar até alguns microrganismos presentes na água por meio de um microscópio construído com apenas uma gotícula de água e um feixe de laser. Completam a programação experimentos com propagação da luz e utilização de radiação ultravioleta para tratamento da água.

PARCEIROS – A Semana da Energia é realizada com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Celpe, Compesa e Shopping Guararapes.

Durante os cinco dias de atividade, uma equipe da Celpe estará no Espaço Ciência com apresentação da performance “Caixa Mágica” e uma ação de troca de lâmpadas. Os visitantes poderão trazer uma lâmpada incandescente ou halógena, inclusive queimada, e trocar por lâmpadas led. Serão permitidas até cinco trocas por CPF e é necessário trazer a conta de luz do mês de abril ou maio quitada.



PERMANENTE – Além da programação específica, estarão disponíveis os experimentos permanentes do Museu que enfocam o tema da energia. É o caso da maquete de hidrelétrica, barco fotovoltaico e Exposição Energia Total, que ilustra os vários tipos de energia e aborda aspectos como reuso e reciclagem, aquecimento global e efeito estufa.

Outra atração é a Casa de Energia, construção que une sustentabilidade e eficiência energética em detalhes como iluminação e ventilação naturais, telhado verde, aquecedor solar, bombeamento fotovoltaico e fogão solar.

Grupos de mais de 10 pessoas devem agendar visita pelo telefone (81) 3241.3226. O Espaço Ciência funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h; e nos finais de semana, das 13h30min às 17h.




Espaço Ciência