quarta-feira, 17 de maio de 2017

Curso ensina passos para criar um game de sucesso

Neste sábado o Prof-Lab, programa de formações criativas para professores, avança em sua agenda de cursos convidando a comunidade para aprender sobre Game Design Thinking. A experiência de aprendizagem será guiada pelo formador Giordano Ribeiro e acontece no dia 20 de maio, das 8h30 às 12h30, na unidade da ABA Global Education de Boa Viagem, no Recife.

O Design Thinking é a metodologia que revela a forma como um designer de projetos pensa. Inspirado nesse conceito o Game Design Thinking é a metodologia que vai apresentar especificamente a forma com pensa um designer de jogos. Antes de desenvolver um jogo é necessário saber mais do que programação, ilustração ou animação. A concepção de um jogo de sucesso requer planejamento, criatividade e mais algumas habilidades para as quais é preciso estar atento antes de mergulhar no universo do desenvolvimento. Orientar futuros criadores sobre as estratégias de planejamento de um jogo é o que vai nortear a experiência Game Design Thinking em mais um encontro do Prof-Lab.

Tática, ludicidade e outros elementos presentes no processo de criação de um jogo serão apresentados de forma didática pelo educador Giordano Cabral, professor do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco e profundo conhecedor das estratégias de planejamento para a criação de jogos. Para desenvolver práticas inovadoras no ensino de música, Giordano mergulhou no universo dos jogos produzindo softwares e games voltados para a aprendizagem de música como a premiada Turma do Som.

Na formação os cursistas serão desafiados a criar um jogo com materiais simples como tabuleiros, fichas, bolas, papel e caneta. Estimulando a criatividade e promovendo a reflexão, os criadores viverão na prática os principais erros e acertos do processo. "Um jogo de sucesso é sempre divertido para quem joga. E esse objetivo pode ser alcançado de forma simples com o que se tem à mão. A ideia do Prof-Lab é ajudar a desconstruir a mentalidade de que um jogo para fins educativos precisa seguir o formato de perguntas e respostas. Às vezes é preciso quebrar um pouco esse pensamento porque talvez isso não seja assim tão divertido", afirma Giordano.



Para participar do Prof-Lab não existem pré-requisitos, além da vontade de aprender e inovar. Apesar do diálogo com a educação as formações também recebem profissionais de diferentes áreas de atuação, o que tem enriquecido as discussões e as produções. No Prof-Lab são apresentados conceitos de forma simples e objetiva, com atividades planejadas para que todos possam dar os primeiros passos no tema proposto. A iniciativa já formou mais de 500 docentes de diferentes cidades e áreas de atuação em quatro edições realizadas na ABA Global Education e também na edição especial para educadores da rede SENAC que passou por Recife, Paulista, Caruaru e Petrolina.




​​​As inscrições para a formação Game Design Thinking podem ser feitas através do link: http://bit.ly/proflabgtd. A inscrição antecipada pode ser realizada pelo valor de R$ 180. Há desconto de 50% para professores das redes estaduais e municipais, além das opções de parcelamento e condições especiais para inscrições em grupo e para ex-alunos do programa.