segunda-feira, 29 de maio de 2017

Cidades da Mata Sul tiveram abastecimento de água prejudicado pelas fortes chuvas

As maiores precipitações de chuvas, nos últimos dias, ocorreram na Zona da Mata Sul e Agreste do estado, principalmente nas bacias dos rios Ipojuca e Una. Na Mata Sul - onde o Governo de Pernambuco decretou estado de calamidade pública em 14 municípios - as chuvas fortes também trouxeram prejuízos para o abastecimento de água das populações de boa parte das cidades da região. As situações mais críticas se encontram em Ribeirão, Joaquim Nabuco, Sirinhaém e Barra de Sirinhaém que estão com os sistemas de fornecimento de água suspenso ou parcialmente afetados em função de inundações, níveis de turbidez da água, falta de energia, entre outros problemas provocados pela intensidade das chuvas.

Na cidade de Ribeirão, o Açude Ingaí transbordou e inundou as estações de bombeamento e de tratamento de água. As unidades permanecem paralisadas devido à dificuldade de acesso para iniciar o trabalho de esgotamento das estações, ação que só será possível de ser executada quando o nível do açude baixar. A Compesa vai disponibilizar carro-pipa para atender a população até normalizar a situação. As cidades de Sirinhaém e Barra do Sirinhaém também estão sem o abastecimento de água em função da inundação da elevatória de Camboinha, localizada no Rio Sirinhaém. Amanhã, as duas cidades começarão a ser atendidas pela rede, em regime de rodízio, com água da Barragem de Água Fria de Baixo.

O nível alto do Riacho Brasileirinho está impedindo que a companhia realize a desobstrução na captação de água no manancial, e por este motivo, a população de Joaquim Nabuco ainda está desabastecida. Mas a Compesa está trabalhando para normalizar o fornecimento de água para a cidade até amanhã (30). Toda cidade de Barreiros teve o fornecimento de energia suspenso como medida preventiva, e por este motivo, o abastecimento de água para a população também foi paralisado. A Compesa aguarda a Celpe restabelecer a energia elétrica para retomar o abastecimento em Barreiros até amanhã.

Normalização do abastecimento

Vitória do Santo Antão está recebendo água apenas do Sistema Águas Claras, depois que a Adutora de Tapacurá, que contribui com 150 litros de água por segundo para o abastecimento da cidade - o que corresponde a 50% da oferta de água - teve trecho da tubulação deslocado pelas chuvas e está sem funcionar. O trecho da adutora que desacoplou fica dentro de um riacho, que está com o nível muito alto, dificultando o acesso dos técnicos da Compesa. A previsão é executar o conserto da tubulação até a próxima sexta-feira (02/06).

O Sistema Jussara, que também contribui para o abastecimento de Vitória, foi afetado pelas chuvas. Amanhã (30), a companhia deve finalizar o serviço de desobstrução da captação na estação elevatória do sistema. Por este motivo, o calendário da cidade voltou ao regime de três dias com água e 17 dias sem.

A cidade de Escada também está sendo abastecida, no momento, apenas pelo Rio Sapocagy, com a vazão de 42 l/s, tendo em vista que a captação (flutuante) no Riacho de Pata Choca foi deslocada pelas fortes chuvas. Os técnicos trabalham para finalizar o conserto do equipamento até esta quarta-feira (31). Até lá, a cidade será atendida com o rodízio de dois dias com água e sete dias sem o abastecimento.

A Compesa também já conseguiu regularizar hoje (29) o abastecimento de água na cidade de Primavera. As duas barragens que atendem a cidade, Arrodeio e Jussara, ficaram sem operar em função da grande quantidade de lama que receberam com a água das chuvas - situação que impediu o tratamento da água. A cidade de Tamandaré, situada no Litoral Sul, está sendo abastecida pela Barragem de Saltinho, com a vazão de 43 litros de água por segundo. A Compesa busca restabelecer a operação da ETA Amaraji, que apresenta uma obstrução na captação da elevatória, até amanhã (30).

O distrito de Saué, localizado em Tamandaré, também já teve o abastecimento de água regularizado pela Compesa, após conserto dos danos provocados pelas chuvas na ETA. Já o distrito de Cucaú, em Rio Formoso, voltará a ter o fornecimento de água pela rede a partir de amanhã (30). As cidades de Rio Formoso, São José da Coroa Grande, Santo Amaro e Glória de Goitá estão com os sistemas de abastecimento de água operando normalmente.

Os prejuízos das chuvas para o abastecimento das cidades da Mata Sul também foram tema da reunião do Gabinete de Crise, que aconteceu ontem (28), com o objetivo de definir as medidas do Governo do Estado para enfrentamento às fortes chuvas que caem em Pernambuco desde o dia 27.

Imprensa Compesa