quinta-feira, 20 de abril de 2017

O que abre e o que fecha amanhã no Grande Recife

Considerado feriado nacional, o Dia de Tiradentes vai alterar o funcionamento de lojas, repartições públicas, comércio e lazer nesta sexta-feira (21) e no sábado (22). A data é em homenagem a Joaquim José da Silva Xavier, que se tornou o maior mártir da Inconfidência Mineira, após ser assassinado, no século XVIII.

Para quem prefere passar o feriadão na capital e Região Metropolitana, há opções de lazer e serviços em equipamentos públicos e shoppings espalhados pelo Grande Recife. A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) comunica que não haverá atendimento nas agências bancárias na sexta. As contas de consumo e carnês vencidos poderão ser pagos na sexta sem nenhum acréscimo.

Shoppings e comércio

O comércio do Centro e dos bairros do Recife terá funcionamento facultativo na sexta-feira (21), das 9h às 18h, retomando as atividades normalmente no sábado (22). Os centros de compras do Grande Recife funcionarão em horário especial durante o feriado. Confira:


Boa Vista - Todas as lojas e operações do Shopping Boa Vista, no centro da cidade, funcionam normalmente na sexta-feira, das 11h às 19h. O cinema funciona com grade de programação normal.


Shopping Recife - Todas as lojas e operações do Shopping Recife, na Zona Sul da capital, funcionam normalmente na sexta-feira, das 12h às 21h. O cinema funciona com grade de programação normal.


Shopping Tacaruna - O Hiper Bompreço do Shopping Tacaruna, no centro do Recife, funciona das 9h às 21h, na sexta-feira. Os cinemas abrem das 12h30 às 22h. A praça de alimentação e demais operações do mall funcionam das 12h às 21h.


Plaza - Todas as operações do Plaza Shopping, na Zona Norte do Recife, abre normalmente na sexta-feira, funcionando das 12h às 21h. O cinema funciona com grade de programação normal.


RioMar - O Shopping RioMar, no Pina, Zona Sul do Recife, abre normalmente na sexta-feira, das 12h às 21h. O cinema funciona com grade de programação normal.



Paço Alfândega - No Shopping Paço Alfândega, centro do Recife, o funcionamento é normal na sexta-feira, das 11h às 20h.


Paulista North Way Shopping - Em Paulista, no grande Recife, o Paulista North Way Shopping funciona normalmente na sexta-feira, das 12h às 21h. O cinema funciona com grade de programação normal.


Shopping Guararapes - Em Jaboatão, no Grande Recife, o Shopping Guararapes funciona normalmente na sexta-feira, das 9h às 22h. O cinema funciona com grade de programação normal.


Shopping Costa Dourada - No Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, o shopping Costa Dourada abre às 10h e permanece funcionando até as 22h. O Cinema funciona com grade de programação normal.


Centro de Artesanato de Pernambuco - O Centro, que fica no Marco Zero, funcionará normalmente no feriado da Semana Santa. Na sexta (14) e no sábado (15) a loja abre das 8h às 18h, já no domingo (16) é das 8h às 16h.

Correios

Em nota, os Correios afirmaram que, no feriado de Tiradentes (21), as agências dos Correios estarão fechadas. Todas as unidades voltam a funcionar normalmente na segunda-feira (24).

Bancos

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências bancárias fecham na sexta. Contas que vencem neste período devem ser pagas no primeiro dia útil após o feriado.

Detran

A sede do Detran, no bairro da Iputinga, a Unidade de Táxi – Duat e as Circunscrições Regionais de Trânsito (Citetrans) estarão fechadas na sexta-feira (21) e no sábado (22). Também estarão fechadas a Unidade de Táxi, as agências do departamento nos shoppings e nos Expressos Cidadão.

TJPE

O Tribunal de Justiça de Pernambuco vai atuar em regime de plantão no feriado de Tiradentes, a partir de sexta-feira (21), atendendo demandas urgentes de caráter cível e criminal como habeas corpus, mandados de segurança, entre outras. As atividades retornarão ao normal na próxima segunda-feira (24). Confira aqui os horários e telefones do plantão judiciário.

Durante o feriado, o plantão judiciário da Capital acontece no Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, na Ilha Joana Bezerra. Os plantões do 1º Grau serão realizados também em 14 unidades judiciárias da Região Metropolitana do Recife (RMR) e do Interior. O horário de atendimento ao público é das 13h às 17h.

Edifício-sede da Prefeitura do Recife

A Secretaria de Governo e Participação Social do Recife informou que, na sexta-feira (21), estarão suspensos todos os serviços nas repartições públicas e entidades da administração direta e indireta do município, com exceção dos serviços considerados essenciais, a critério da chefia de cada órgão. As atividades retornam normalmente na próxima segunda-feira (24).

Central de Atendimento ao Contribuinte

A Secretaria de Finanças do Recife informou que a Central de Atendimento ao Contribuinte, localizada no edifício-sede da Prefeitura do Recife, Bairro do Recife, e as demais unidades que funcionam no Expresso Cidadão do Cordeiro e do Shopping Rio Mar estarão fechadas durante o feriado de Tiradentes. Caso o contribuinte precise de informações sobre tributos, basta acessar o site da prefeitura. É possível consultar ou obter informações sobre IPTU, ISS e taxas referentes ao município de maneira rápida e segura, clicando no banner da Secretaria de Finanças "Atendimento ao Contribuinte" disponível ao lado direito da tela.

Expresso Cidadão

De acordo com a Secretaria de Administração de Pernambuco, as sete unidades que compõem o Programa Expresso Cidadão no Estado estarão fechadas na sexta-feira-feira (21) e no sábado (22). As unidades dos Expressos Cidadão voltam a funcionar normalmente na segunda-feira (24).

Mercados e feiras

No feriadão do Dia de Tiradentes, o funcionamento dos Mercados Públicos será alterado apenas na sexta-feira (21), funcionando das 6h às 13h. Nesse dia, o Centro de Comércio Popular Calçadão dos Mascates (Camelódromo) e o Mercado das Flores não funcionarão. Já no sábado (22), todos funcionarão normalmente, das 6h às 18h. No domingo (23), os equipamentos funcionam no horário normal, das 6h às 13h. As feiras livres que acontecem nos bairros não têm os horários alterados durante o feriado.

Ciclofaixas e academias

Durante o feriado de Tiradentes, na sexta-feira (21) e no domingo (23), das 7h às 16h, a Ciclofaixa de Turismo e Lazer do Recife estará montada no Recife. As Academias da Cidade entram em recesso nesta sexta-feira (21) e retornam às atividades normalmente na próxima segunda-feira (24).

Trânsito

Os serviços de atendimento ao público realizados na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), na Rua Frei Cassimiro, 91, no Bairro de Santo Amaro, ficarão suspensos e voltarão apenas na segunda-feira (24). Os serviços voltarão a funcionar normalmente das 8h às 13h. Já os trabalhos de monitoramento e fiscalização de trânsito, assim como o teleatendimento 24 horas da CTTU, continuarão sendo realizados normalmente. Para registrar denúncias, solicitar fiscalização ou realizar registros de acidentes, a população deve acionar a CTTU através do 0800.081.1078.

Centros culturais

Na sexta-feira (21), haverá espetáculos, exposições e passeios ao ar livre nos equipamentos de lazer do Recife. O Museu da Cidade do Recife/Forte das Cinco Pontas abre da sexta ao domingo, das 9h às17h, com a exposição "1817 - A Revolução Republicana", mostra em comemoração ao bicentenário da Revolução Pernambucana. A entrada é gratuita.

As exposições 'Sugar and Speed' e 'Onde estão Minhas Obras?' estarão em cartaz no sábado e no domingo, das 13h às 17h, no Museu de Arte Moderna Aluísio Magalhães (MAMAM), na Boa Vista, centro da cidade. Na reta final do projeto Hoje Tem Espetáculo, o teatro Luiz Mendonça recebe na sexta, a montagem Ah se tu soubesses; no sábado, o espetáculo de dança 15 para as 11; e no domingo a peça infantil Era uma vez na Terra. Na sexta e no sábado os espetáculos começam às 20h, no domingo, às 17h. Informações: 3355-8921. O Sítio Trindade estará aberto todos os dias, das 5h às 19h.

Paço do Frevo

O funcionamento do Paço do Frevo não será alterado. O museu estará aberto ao público na sexta-feira, das 9h às 17h. Já no sábado e no domingo, o Paço recebe visitas das 14h às 18h. A última entrada para visitação é sempre 30 minutos antes do fechamento das portas. O ingresso de acesso ao espaço cultural custa R$ 8 (inteira) e R$ 4 (meia). O espaço fica na Praça do Arsenal da Marinha, s/nº, Bairro do Recife.

Escolas e creches públicas

As escolas e creches-escolas públicas não funcionam entre a sexta-feira (21) e o domingo (23), voltando normalmente na segunda-feira (24).

Compaz

Os Compaz Governador Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha) e Escritor Ariano Suassuna (Cordeiro) estarão fechados entre os dias 21 e 23 de abril. As bibliotecas municipais também estarão fechadas. Sábado (22) e domingo (23), o Compaz Governador Eduardo Campos abre das 9h às 13h. O Compaz Escritor Ariano Suassuna e as Bibliotecas Populares de Afogados e Casa Amarela estarão fechadas no fim de semana porque funcionam de segunda a sexta.

Jardim Botânico

O Jardim Botânico do Recife, no Curado, abre as portas desta quinta (13) até domingo (16), no horário das 9h às 15h30. O equipamento não contará com trilhas monitoradas nesse período, mas apenas com visita contemplativa às coleções de plantas e trilhas calçadas. Mais informações: 3355-0001 e 3355-0002. Já no Econúcleo do Parque da Jaqueira, não haverá atividades desta quinta (13) até o domingo (16).

Procon

O Procon Recife estará fechado entre a sexta (21) e o domingo (23), incluindo os postos avançados no Compaz Governador Eduardo Campos e Escritor Ariano Suassuna.

Empreendedorismo

As Salas do Empreendedor de Casa Amarela e a localizada na sede do prédio da Prefeitura do Recife não irão funcionar no feriado de Tiradentes, voltando às atividades na segunda-feira (24).

Agências de emprego

As unidades da Agência do Emprego de Casa Amarela, Afogados, Rio Branco e a Agência Universitária, localizada na Facipe, não funcionarão na sexta-feira (21).

Atendimento à mulher no Recife

Os equipamentos da Secretaria da Mulher do Recife - Centro Municipal Júlia Santiago e o Centro de Referência Clarice Lispector - estarão fechados na sexta-feira (21). No entanto, o Liga, Mulher, disk-orientação do Clarice Lispector, funcionará em esquema de plantão, das 7h às 19h. O telefone do Liga, Mulher é o 0800.281.01.07.

Assistência social

Todos os serviços da Assistência Social, como CRAS, CREAS e Bolsa Família, não funcionarão na sexta-feira, exceto as casas de acolhida do IASC. Os serviços voltam ao normal na segunda-feira (24).

Compesa

Todas as lojas de atendimento da Compesa no estado e as unidades do Expresso Cidadão estarão fechadas durante o feriado. As lojas funcionaram até a quinta-feira (20) e retornam às atividades normais na segunda-feira (24). No período de 21 a 23 de abril, também estará suspenso o atendimento pelas redes sociais da Compesa. O serviço de atendimento ao cliente será realizado pelo call center (teleatendimento), que funcionará 24 horas por dia. As reclamações sobre abastecimento de água e extravasamento esgoto devem feitas pelo telefone 0800 081 0185, enquanto que as demandas comerciais serão recebidas pelo 0800 081 0195.

Jardim Botânico

O Jardim Botânico do Recife, no Curado, abre as portas na sexta-feira (21), no horário das 9h às 15h30. O equipamento não contará com trilhas monitoradas nesse período, mas apenas com visita contemplativa às coleções de plantas e trilhas calçadas. Mais informações: 3355-0001 e 3355-0002. Já no Econúcleo do Parque da Jaqueira, não haverá atividades desta quinta (13) até o domingo (16).

O Econúcleo Jaqueira, na Zona Norte, contará com atividades das 9h às 17h. O espaço fica dentro do Parque da Jaqueira, próximo ao posto de saúde. A programação começa às 9h com a Embolada da Coleta Seletiva. Às 10h, haverá a Oficina de Teatro 'Em cena verde' e ás 11h a Oficina de Origami. No período da tarde, o Econúcleo reinicia as atividades às 14h, com Histórias Cantaroladas. Às 14h30 haverá o Jogo Meio Ambiente Criativo e às 16h a Oficina Bombinha de Sementes.

Upinhas, maternidades e policlínicas

Nesta sexta-feira (21), feriado de Tiradentes, as quatro Upinhas 24h do Recife estarão abertas 24 horas para as pequenas urgências das áreas cadastradas. Já as demais Unidades de Saúde da Família (USF), incluindo as Upinhas Dia, e Unidades Básicas Tradicionais estarão fechadas, voltando a funcionar normalmente na segunda-feira (24).

O atendimento no Hospital da Mulher do Recife (HMR), localizado no bairro do Curado, será normal durante o feriado para a realização de partos regulados, ou seja, por encaminhamento pelo Sistema de Regulação do Recife (Sisreg). O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos do HMR também funcionará normalmente durante todo o feriado, 24h, com atendimento multidisciplinar.

Nas Maternidades Municipais Professor Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Professor Arnaldo Marques (Ibura) será disponibilizado atendimento 24h multidisciplinar às mulheres vítimas de violência. Os serviços de urgência e emergência nas Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Policlínica Professor Barros Lima (Casa Amarela), Policlínica Professor Arnaldo Marques (Ibura) e no Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira) estarão funcionando normalmente.

Para vacinação antirrábica, a Policlínica Professor Barros Lima, funcionará 24h, durante o feriado e fim de semana, com demanda espontânea, e a Policlínica Lessa de Andrade (Madalena) vai receber as pessoas que já estão em acompanhamento, das 8h às 12h.

O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife terá plantão para o atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos números 3355-7704 e 3355-7705. O Centro de InformaçõesEstratégicas e Respostas de Vigilância em Saúde (Cievs) estará à disposição, 24h, para identificar portadores de doenças que ofereçam risco de ocasionar surtos como influenza, disfunções diarreicas e meningite, principalmente. O serviço de captação e resposta aos surtos e epidemias poderá ser acionado por meio dos números 99488-6375 e 0800.201.2120. As notificações são realizadas pelas unidades de saúde.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU 192 funciona normalmente.

Portal G1