sexta-feira, 7 de abril de 2017

Garis em greve neste final de semana; assembleia será na segunda

Trabalhadores da empresa Vital e Cael Engenharia responsáveis por 100% pela limpeza urbana do Recife vão realizar uma nova assembleia nesta segunda-feira (10), às 7h, em frente à garagem da empresa Vital, localizada na Zona Norte do Recife (Avenida da Recuperação, 1074 - Guabiraba) com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Asseio e Conservação de Pernambuco - STEALMOIAC e da Força Sindical de Pernambuco.

A categoria decidiu suspender a coleta do lixo durante todo o fim de semana a partir desta sexta (7), devido às demissões que podem acontecer por conta de uma decisão judicial do Ministério do Trabalho que proíbe transporte de garis em carrocerias de caminhões de lixo.

A decisão judicial imposta pelo Ministério do Trabalho obriga que as empresas de coleta da limpeza urbana do Recife diminua o número de garis na coleta de três para dois, pois terão que trabalhar dentro da boleia dos caminhões, junto ao motorista, percorrendo cerca de 11 km por equipe para recolher o lixo nas ruas. Caso não haja uma solução na segunda (10), os trabalhadores pretendem continuar com as atividades suspensas.

"Estamos brigando pela manutenção dos empregos e melhores condições de trabalho da categoria. Não houve um diálogo prévio com o Ministério de Trabalho e o sindicato da categoria. A decisão judicial degrada mais ainda o trabalho dos garis. Além das doenças relacionadas ao trabalho, existe a exaustão das atividades. Um trabalho que tem a duração de 4h será feito com 8h, pela dificuldade de locomoção. Os trabalhadores estão com receio de perder o emprego, porque a decisão obriga a empresa a diminuir a equipe de coleta, por isso decidiram suspender as atividades", explica Rinaldo Júnior, presidente da Força Sindical de Pernambuco.