sábado, 1 de abril de 2017

Deslizamento de terra na Colômbia mata 154 pessoas

Subiu para 154 o número de mortos em um deslizamento de terra no município de Mocoa, sul da Colômbia, que também deixou 180 feridos, após a cheia de rios causada pelas fortes chuvas dos últimos días, anunciou neste sábado a Cruz Vermelha Colombiana (CRC).

"O último balanço é de 154 pessoas mortas, um número realmente muito lamentável", disse a jornalistas o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, que viajou até o local para acompanhar de perto os trabalhos de resgate.

As chuvas intensas na cidade de Mocoa fizeram com que vários rios transbordassem e mandassem lama e sedimentos para casas e estradas, disse o prefeito.

"É uma área grande", disse José Antonio Castro à rádio local Caracol. "Grande parte das casas foi tomadas pela avalanche, mas acima de tudo as pessoas foram avisadas com tempo suficiente e capazes de sair. Mas casas em 17 bairros foram basicamente destruídas."

Duas pontes também foram destruídas, disse Castro, e havia um número indeterminado de pessoas desaparecidas.

"Os números do desastre foram subindo. Esperamos a Deus que não vai subir muito porque é muito triste", afirmou.

Mocoa está situada em uma região petrolífera e agrícola na fronteira com o Equador e Peru.

O presidente Juan Manuel Santos vai viajar para a área, disse o governo.

A Colômbia enfrenta uma temporada de fortes chuvas, que levaram a uma situação de emergência em diferentes regiões do país.

Folha SP