segunda-feira, 10 de abril de 2017

Celpe combate gambiarras no Edifício Holiday

Em uma operação inédita, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) mobilizou 15 equipes técnicas para combater ligações clandestinas de energia instaladas nos corredores do Edifício Holiday, em Boa Viagem. A medida de segurança, que acontece na manhã desta segunda-feira (10), tem como finalidade remover gambiarras e conscientizar os moradores e frequentadores do prédio sobre uso seguro da energia elétrica. As irregularidades podem provocar acidentes e incêndios, colocando em risco a vida de pessoas. A ação contará com o apoio da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE).

Ao todo, o Edifício Holiday possui 476 apartamentos, distribuídos em 17 andares, e uma população estimada em três mil moradores. Para fazer as inspeções em cada um dos andares, onde estão os centros de medição da Celpe, foram destacados mais de 40 profissionais que vão atuar simultaneamente em todo o edifício.

Durante toda a operação de regularização serão esclarecidos procedimentos de segurança no consumo de energia e enfatizados os alertas contra as gambiarras. Além de prejuízos, a utilização de ligações clandestinas pode provocar sobrecargas na rede elétrica, comprometendo a qualidade do fornecimento, ocasionar interrupções e acentuar a possibilidade de queima de eletrodomésticos, incêndios e riscos à vida.

A operação foi mobilizada a partir de denúncias recebidas pela concessionária. Equipes técnicas enviadas ao local constataram as irregularidades e os perigos iminentes para os moradores do edifício. Todos os profissionais envolvidos na ação foram capacitados para orientar os consumidores sobre os riscos de fazer gambiarras. A Celpe lembra ligações clandestinas configuram furto de energia, é crime previsto no Código Penal Brasileiro, com pena prevista de dois a oito anos de prisão.


Imprensa Celpe