sábado, 1 de abril de 2017

Amanhã tem eleição em Ipojuca

Os eleitores de Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife, vão às urnas para escolher o prefeito no domingo (2). No município, o candidato Romero Sales (PTB) havia sido o mais votado para o cargo em outubro do ano passado, mas teve o registro indeferido por já ter uma condenação por improbidade administrativa.

Nesta quinta-feira (30), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgou o recurso de cassação do registro, que foi rejeitado pelo relator. Com isso, ficou mantida a decisão do próprio TSE que havia cassado o registro do candidato mais votado na eleição municipal do ano passado e previsão de eleição suplementar no município neste final de semana.

A partir da meia-noite desta quinta-feira (30), fica proibida a propaganda em rádios e também a realização de comícios. A propaganda de rua, com distribuição de folhetos e carro de som, pode ser feita até o sábado (1º).

Quem assumiu o cargo de prefeito foi o presidente da Câmara dos Vereadores, que fica até que saia o resultado da nova eleição. Em uma sessão tumultuada, com cadeiras sendo arremessadas e spray de pimenta, Ricardo José de Souza (PTC) foi eleito presidente do Legislativo e, consequentemente, assumindo à prefeitura.

O município conta com mais de 67 mil eleitores. A cidade tem 190 seções eleitorais e, em todas elas, haverá uma urna eletrônica. A maior seção eleitoral é a localizada na Escola Municipal Manoel Luiz Uchoa Cavalcanti, onde 401 pessoas estão aptas a votar. O dia da eleição vai contar com 760 mesários.

Três candidatos disputam o cargo de prefeito de Ipojuca. Veja abaixo o perfil deles:

Carlos Santana (PSDB) tem 60 anos, é médico veterinário, servidor público municipal, casado e foi quatro vezes prefeito de Ipojuca.

Célia Sales (PTB) tem 52 anos de idade, ensino médio completo, é casada e é funcionária pública municipal. Ela foi a candidata a vereadora nas eleições de 2016.

Olavo Aguiar (PMN) tem 39 anos de idade, ensino fundamental completo, casado e atualmente é vereador em Ipojuca.

Outras cidades - Além de Ipojuca, os outros municípios que terão eleições neste domingo são: Cafeilândia e Mococa (SP), Foz do Iguaçu, Piraí do Sul, Nova Laranjeiras e Quatiguá (PR), Guajará-Mirim (RO), Carmópolis (SE), Sangão e Bom Jardim da Serra (SC). Alguns outros municípios tiveram eleições suplementares no dia 12 de março. Guaraciama (MG) deve ter votações em maio e Tomé-Açu (PA), em junho.

Com informações do Portal G1 e do Site Oficial do TSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário