sexta-feira, 17 de março de 2017

Vai faltar água na Zona Sul do Recife

Para dar continuidade às obras de setorização na cidade do Recife, na Região Metropolitana, a Compesa vai realizar uma intervenção na Rua Padre Carapuceiro, em Boa Viagem, na Zona Sul, para a instalação de uma válvula redutora de pressão (VRP) na rede de abastecimento de água. Para executar o serviço, será preciso suspender o abastecimento nos bairros de Boa Viagem, Imbiribeira, Pina e Brasília Teimosa, a partir das 5h da próxima segunda-feira até às 8h da terça (21). O fornecimento de água para as áreas afetadas será retomado logo após a conclusão dos trabalhos. Além da implantação da válvula, uma equipe de 15 técnicos vai fazer a interligação da adutora individual para os três distritos já isolados que abrangem os bairros do Pina (Brasília Teimosa), Boa Viagem e Imbiribeira. Não haverá necessidade de interditar a via, pois a obra será executada na bifurcação entre a Rua Padre Carapuceiro e a Avenida Dom João VI, uma área onde, hoje, não há tráfego de veículos.

A intervenção faz parte do projeto de Setorização do Lote 2, que já está 95% concluído, e beneficia os bairros de Boa Viagem, Pina (inclui Brasília Teimosa), Afogados, Imbiribeira, São José, Santo Antônio e IPSEP, com a modernização, aumento do controle operacional e redução de perdas no sistema. A rede que atende os sete bairros foi dividida em dez distritos, por meio do assentamento de 149 quilômetros de tubulações, instalação de válvulas redutoras de pressão e macromedidores. Cada um dos distritos terá a entrada e saída de água controladas e as pressões da rede equalizadas com o objetivo de melhorar a distribuição de água e evitar que uma grande área seja afetada - com a suspensão do abastecimento - na ocorrência de estouramentos e vazamentos no sistema.

Ao todo, as obras de setorização na cidade do Recife são divididas em cinco lotes e receberão R$ 139 milhões, recursos do Governo Federal (Caixa Econômica) com contrapartida da Compesa. Só para o Lote 2, foram destinados R$ 53 milhões e a previsão é concluir essa etapa até o mês de abril. Para concluir o Lote 2, restam mais três intervenções de setorização. Uma delas será realizada no bairro de Afogados para o assentamento de 380 metros de tubulações (500 mm) no solo utilizando o método não destrutivo - que evita quebrar o pavimento. A implantação da rede vai reforçar o abastecimento do Centro do Recife. As outras duas intervenções serão realizadas na Rua Amazonas, no bairro do Ipsep, e na Rua 5 de Novembro, em Afogados, para a instalação de VPRs e macromedidores.

Imprensa Compesa