terça-feira, 7 de março de 2017

Um a cada três franceses concordam com Marine Le Pen

Um a cada três franceses está de acordo com as ideias da candidata líder do partido Frente Nacional (FN) às eleições presidenciais na França, Marine Le Pen, segundo pesquisa publicada no jornal "Le Monde" nesta terça-feira (7).

De acordo com o estudo realizado pela Kantar Sofres-OnePoint, o sucesso eleitoral da extrema-direita do país está de mãos dadas com uma "banalização" das ideias do partido, principalmente por 58% dos franceses considerá-lo perigoso a democracia, um aumento de 10% em relação a 2012.

Por sua vez, cerca de 33% das pessoas estão de acordo com as propostas do Frente Nacional, um crescimento de dois pontos em um ano. Aproximadamente mil franceses foram abordados durante a pesquisa feita entre 23 e 27 de fevereiro de 2017.

Segundo a publicação, apesar da imagem negativa do partido, existe uma "inegável consolidação de suas ideias dentro de seu eleitorado e a sua capacidade de mobilização é certeira".

O estudo mostra que 32% dos franceses já votaram em candidatos da extrema-direita ou pensam em votar. Atualmente, Marine Le Pen lidera a disputa à presidência da França com 26,5% das intenções de voto no primeiro turno, de acordo com as últimas sondagens.

Quem é Marine Le Pen?

Marion Anne Perrine Le Pen, mais conhecida como Marine Le Pen é uma advogada e política francesa. Deputada do Parlamento Europeu desde 2004, foi eleita presidente da Frente Nacional em 2011, em substituição a seu pai, Jean-Marie Le Pen, de quem é herdeira política. Candidatou-se à presidência da França, ficando em terceiro lugar. Entre as ideias que defende estão a oposição à imigração, o retorno da pena de morte e a denúncia da "casta política" e dos "eurocratas" de Bruxelas. 

Com informações do Jornal do Brasil (Rio) e da Wikipedia