sábado, 4 de março de 2017

SEST SENAT capacita motoristas

O Sest Senat lança nesta segunda (6) no Recife o projeto de Simulador de Direção Veicular destinado à capacitação profissional, voltado para aperfeiçoamento de motoristas profissionais do setor de transporte. O equipamento vai simular a direção de 13 tipos de veículos, entre eles caminhão de carga, carreta biarticulada, caminhão de carga perigosa, micro-ônibus e ônibus biarticulado (BRT). O lançamento acontece às 17h30 na Unidade Sest Senat Recife, localizada na Zona Norte do Recife.

O Simulador de Direção Veicular do SEST SENAT possui um cockpit equipado com banco, controles como volante, pedais e painel interligados, onde o condutor é colocado sentado e pode conduzir por cenários projetados a sua frente em telas, através de softwares específicos. A visão que o condutor tem da via dentro do veículo virtual é projetada em tempo real, sendo os cenários criados a partir de mídias digitais (árvores, placas, topografia).

Atualmente, além de ser utilizado na formação de condutores e no aperfeiçoamento de condutores profissionais, é usado em estudos e pesquisas sobre o comportamento humano do condutor, no desenvolvimento de novos veículos e em testes de novas situações como sinalização. O equipamento é capaz de simular os principais tipos de situações vividas nas estradas e nas vias urbanas, tais como obstáculos, neblina, chuva forte, avarias nos veículos e manobras arriscadas em subidas e descidas íngremes, estradas com e sem asfalto, entre outras.

Os simuladores podem ser utilizados criando situações perigosas sem que haja risco real para os condutores. E este é um dos grandes objetivos da proposta pedagógica do projeto: proporcionar o aperfeiçoamento dos condutores profissionais, expondo-os a situações de risco simuladas, para que eles possam não só relembrar conceitos, por vezes esquecidos, mas também aperfeiçoar suas habilidades de reação diante das situações potencialmente perigosas. Tudo isso em um ambiente totalmente controlado. O simulador faz parte dos cursos gratuitos de aperfeiçoamento de capacitação para motoristas profissionais de cargas e de passageiros disponibilizados pelo Sest Senat.

Cada unidade operacional do Sest Senat possui salas especiais adaptadas para os treinamentos, ambientes inovadores com recursos de alto padrão tecnológico e didático. É uma oportunidade dos condutores se preparar para enfrentar os desafios encontrados nas rodovias e vias urbanas do país. É neste sentido que o Simulador de Direção Veicular contribui para o processo de ensino-aprendizagem dos profissionais do setor de transporte.

O Simulador de Direção Veicular do SEST SENAT fará parte dos cinco cursos de aperfeiçoamento de capacitação para motoristas profissionais de cargas e de passageiros: Aperfeiçoamento de Motoristas para a Condução Antecipatória (Segura e Econômica), Aperfeiçoamento de Motorista para a Condução em Situações de Risco, Aperfeiçoamento de Motoristas para o Uso de Tecnologias Embarcadas no Veículo, Aperfeiçoamento de Motoristas para o Transporte de Passageiros e Cargas Especiais e Aperfeiçoamento de Motoristas para Manobras do Veículo.

O propósito do projeto é alcançar como resultado, a partir da capacitação, o aperfeiçoamento contínuo e, consequentemente a prevenção de acidentes, contribuindo para a segurança viária. Os simuladores de Direção são uma solução eficiente, sustentável e ambientalmente adequada que traz ganhos para o setor como a diminuição do consumo de combustível e da emissão de gases poluentes, a redução de custos e a economia de tempo com treinamentos. Ainda no mês de março, duas unidades do Sest Senat serão contempladas com o simulador: Unidade Maceió (14/03) e a Unidade Petrolina (16/03). As demais unidades de Alagoas (Teotônio Vilela) e Pernambuco (Cabo, Caruaru e Serra Talhada) contarão com simulador até o final deste ano. As unidades de Serra Talhada e Teotônio Vilela estão em fase construção com entrega prevista para o segundo semestre de 2017.


Serviço:

Lançamento do Simulador Unidade Recife

Segunda-feira (6) | 17h30

Avenida Beberibe, 3620 - Beberibe, Recife