segunda-feira, 27 de março de 2017

Rússia: líder da oposição detido e nas ruas, protesto e outras prisões

Milhares de pessoas participaram ontem (26), na Rússia, de manifestações contra a corrupção, protestos que têm sido conduzidos pelo oposicionista Alexeï Navalny.

As manifestações têm decorrido em várias cidades e as agências de notícias internacionais reportam pelo menos uma dezena de detidos em Vladivostok.

A oposição convocou o protesto depois de ter sido divulgado um relatório em que o primeiro-ministro Dmitri Medvedev é acusado de controlar um império imobiliário através de uma rede oculta de uma organização não governamental.

Alexeï Navalny colocou no Youtube um vídeo de 50 minutos no qual descreve as táticas a que acusa o primeiro-ministro de ter recorrido, um filme que teve mais de 11 milhões de visualizações.

Navalny, jurista de formação, tem denunciado no seu 'blog' casos de corrupção na elite russa e anunciou já a sua intenção de se apresentar às eleições presidenciais do próximo ano.

De acordo com Alexeï Navalny, as manifestações estavam previstas para 99 cidades, mas em 72 delas as autoridades opuseram-se à sua realização, invocando razões como operações de limpeza, concertos ou eventos organizados por movimentos favoráveis ao Kremlin.


Jornal Expresso (Portugal)