quarta-feira, 15 de março de 2017

#QueroMeAposentar Professores protestam na Bahia

Professores e trabalhadores de outras categorias protestam na avenida ACM nesta quarta-feira, 15, contra a reforma da Previdência. O movimento foi convocado por docentes e empresários da educação, mas o Dia Nacional de Luta teve a adesão de outros setores. 
Contudo, a maior parte do público é formado por professores das redes pública e privada. Escolas como o Colégio Anchieta, no Caminho das Árvores, amanheceram fechadas dando um tom de feriado ao dia. 
Outras categorias

Portando bandeiras das centrais sindicais e repetindo o slogan "fora Temer" (video abaixo), centenas de manifestantes fecharam as pistas na região do Shopping da Bahia nesta quarta.
Representações das centrais sindicais de cidades do interior se deslocaram à capital baiana par engrossar o movimento. Segundo a direção do movimento, o ato tem a participação de representações sindicais de 396 municípios da Bahia, como Jacobina, Caém, Feira, Itabuna. Diretores de vários sindicatos fazem pronunciamentos em cima de um carro de som.



O ato acontece nas imediações do Shopping da Bahia e deixa o trânsito congestionado na ACM, Bonocô, Juracy Magalhães, Itaigara e Rótula do Abacaxi.

Rodovia
Sindicalistas também protestaram na BR-324 nesta manhã. Eles fecharam uma via da rodovia no km 594 sentido Feira de Santana, na altura da localidade de Menino de Jesus.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o grupo interceptava ônibus que levavam trabalhadores para a refinaria Landulpho Alves, que pertence a Petrobras. O ato foi realizado entre 6 e 7 horas desta manhã.

Serviços parados
Além dos profissionais da área de educação, quem também adere ao movimento é o Sindicato dos Bancários da Bahia, paralisando as atividades até as 12h. O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde da Bahia (Sindsaúde) também suspendeu os serviçoes ambulatoriais e administrativos.
Às 15h, a manifestação será no Campo Grande, onde os professores sairão em caminhada até a Praça Castro Alves. A paralisação dos profissionais da rede pública municipal e estadual de ensino deve durar dez dias.

A Tarde (BA)