quarta-feira, 15 de março de 2017

Pelos direitos dos Idosos

Orientar e prevenir a violação dos diretos da pessoa idosa. Essas foram as ações realizadas, nesta terça-feira (14/03), pelo Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa (CIAPPI), programa da Secretaria Executiva de Direitos Humanos (SEDH), órgão vinculado a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SDJH). Além de ministrar palestra sobre os direitos da pessoa idosa, a equipe técnica do programa realizou visita a Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) para identificar possíveis violações de direitos.

A ação teve inicio pela manhã com a visita a duas ILPIs privadas. A primeira, situada no bairro da Encruzilhada, Zona Norte do Recife, e outra no Cordeiro, Zona Oeste da capital. A equipe técnica do CIAPPI - advogada e assistente social -, esteve no local para identificar a existência de violação de direitos, tais como maus tratos, alimentação inadequada, insalubridade no ambiente, entre outros fatores. Ao final da visita e abordagens realizadas, nenhuma irregularidade foi identificada.

À tarde, a equipe técnica do CIAPPI - psicóloga e assistente social -, ministrou a palestra “Empoderamento da Pessoa Idosa”, a convite Unidade de Saúde Familiar (USF) Arruda, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado neste mês. O grupo, formado por cerca de 40 idosas atendidas pela unidade de saúde, recebeu orientação jurídica e psicossocial através da reflexão sobre questões como: “O Estatuto do Idoso garante...”, “O idoso tem direito a ...”, “Eu quero envelhecer com...”.


Imprensa SEDH - PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário