quinta-feira, 16 de março de 2017

Medalha de Ouro para a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém

A Assembleia Legislativa de Pernambuco vai conceder a Medalha Joaquim Nabuco, Classe Ouro, para a Sociedade Teatral de Fazenda Nova. O evento vai ter um caráter inédito, uma vez que a Sessão Solene vai ser realizada na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus (a 202 km do Recife) no dia 6. de abril.

O texto da proposta aprovada por unanimidade ressalta a importância do espetáculo para a cultura e a economia da região, além da projeção artística do evento teatral que conta a história do personagem de maior destaque na história da humanidade e que é considerado atualmente uma das principais atrações turísticas do calendário cultural brasileiro. Realizado no maior teatro ao ar livre do mundo, a peça conta a história dos últimos dias de Jesus com a participação de 50 atores e 400 figurantes em nove palcos-plateia, que são réplicas de prédios e lugarejos da Jerusalém de 2 mil anos atrás.

História e Consolidação - A solenidade celebra o pioneirismo do idealizador e construtor da Nova Jerusalém, Plínio Pacheco. O empreendedorismo do patriarca da família Pacheco deu dimensão internacional à peça de teatro amador, apresentada pelas ruas de Fazenda Nova por iniciativa do político e empresário Epaminondas Mendonça, que, em 1951, reuniu a família e amigos para realizar a encenação na vila como forma de movimentar o comércio e o turismo no local.

Em 1968, o espetáculo passou a ser encenado na cidade-teatro de Nova Jerusalém e hoje está profissionalizado, inclusive com a presença de nomes destacados do elenco da TV Globo ocupando os principais papéis e contando com forte divulgação em mídia nacional, além de um crescente investimento em tecnologia de ponta em equipamentos de som e iluminação, além da produção de ricas peças de figurino e efeitos especiais.