sexta-feira, 10 de março de 2017

Joanna Maranhão e Paulo Rubem se filiam ao PSol

A nadadora pernambucana Joanna Maranhão assinou sua filiação ao Partido Socialismo e Liberdade (PSol). Nas eleições do ano passado, apoiou abertamente as campanhas de Edilson Silva (Recife), Luiza Erundina (SP) e Marcelo Freixo (Rio). Ao ser questionada se entraria de vez na política, ela afirmou que não pretende se candidatar a cargos públicos. No seu twitter, a atleta sempre crava posições políticas e vez por outra convive com críticas pesadas em suas redes sociais.

Paulo Rubem - Na próxima segunda (13), às 19h, o ex-deputado Paulo Rubem Santiago também assina a filiação ao partido em evento na Câmara Municipal do Recife. Está prevista a presença de lideranças nacionais do PSol, como Luiza Erundina (SP), Chico Alencar (Rio) e Edmilson Rodrigues (PA), além de líderes locais e da militância.

Paulo Rubem é professor de Educação Física, participou da fundação da CUT e do PT no início dos anos 80, militou no movimento sindical e candidatou-se a vereador do Recife pela primeira vez em 1988, ficando na suplência e assumindo o mandato em 1991. No ano seguinte, ao tentar a reeleição, foi o vereador mais votado da capital pernambucana. Em 1994, foi para a Assembleia Legislativa, se reelegendo em 1998. 

Em 2002 chegou à Câmara Federal e integrou a Comissão de Assuntos Educacionais e foi um dos responsáveis pela elaboração das políticas públicas de Educação do Governo Lula. No ano de 2007, após 28 anos no PT, deixou o partido e filiou-se ao PDT. Dez anos depois, assume nova filiação partidária, no PSol.