quarta-feira, 29 de março de 2017

Horta em todo canto

O governo de Pernambuco instituiu ontem o Programa Horta em Todo Canto em espaços públicos estaduais e municipais de Pernambuco, estimulando a implantação de hortas orgânicas. O decreto tem como objetivo a mudança para uma alimentação saudável e adequada para gestores e funcionários públicos. 

A horta do Centro de Convenções, que começou o processo de instalação em setembro de 2016, conta com uma estação de compostagem orgânica, na qual se fabrica húmus (adubo) para ser utilizado na própria horta. Entre as hortaliças plantadas, estão a de consumo comum, como tipos de alface, rúcula, coentro, couve, quiabo, manjericão, e as plantas medicinais, a exemplo de erva-cidreira, capim-santo, alecrim, anador e hortelã. Todos os produtos são cultivados pelos próprios funcionários do Cecon.

O Horta em Todo Canto é uma iniciativa do Governo de Pernambuco para estimular a população a consumir hortaliças, contribuindo, assim, para a formação de hábitos alimentares mais saudáveis, livres de agrotóxicos. Além da instalação do espaço, o Programa promove outras ações, a exemplo de avaliações e orientações nutricionais, palestras sobre alimentação saudável e adequada, curso sobre manipulação dos alimentos e técnicas de culinária.

Coordenado pela Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional de Pernambuco – CAISAN/PE, por meio de uma equipe de servidores representantes de 11 secretarias estaduais e nove órgãos que fazem interface com a Política Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado de Pernambuco, o Programa pode ser implantado em qualquer instituição pública estadual que tenha interesse em promover segurança alimentar e nutricional para os servidores.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco