sexta-feira, 17 de março de 2017

Estudantes se preparam para semifinal do Desafio Universitário Empreendedor

Mais de mil estudantes de todo o país vão participar, neste fim de semana, da segunda etapa da Seminal Estadual do Desafio Universitário Empreendedor, promovido pelo Sebrae. De hoje (17) a domingo (19), a competição vai selecionar, nos 26 estados e no Distrito Federal, uma equipe de até quatro participantes.

Durante esses três dias de imersão, os competidores serão avaliados de acordo com o desempenho nos jogos empresariais e nas atividades disponíveis na plataforma on-line do Desafio (http://desafiouniversitarioempreendedor.sebrae.com.br/plataforma/index.xhtml). Mas a experiência não ficará somente no campo virtual. Sob coordenação do Sebrae, os universitários terão que participar de jogos, workshops sobre modelos de negócio e dinâmica, de forma individual e em grupo, em que serão trabalhadas atitudes e habilidades empreendedoras. O objetivo é desenvolver aspectos como o respeito de opinião, tomada de decisões, integração, sinergia e espírito de cooperação, características exigidas no mercado e no mundo empresarial.

Cooperação é o que não falta entre Cícera Neuza Ramos e Camila Ramos, de São José de Piranhas, cidade do interior paraibano. Juntas, as duas irão concorrer na semifinal do Desafio, em João Pessoa. Com 46 anos e cursando Ciências Contábeis, Cícera teve o apoio da filha para entrar na competição. Agora, espera tirar “lições valiosas” do jogo e aplicar o que aprender no comércio de botijão de gás que mantém com o marido há 12 anos. “Vamos para desenvolver ideias e compartilhar experiências”, conta Camila, 24 anos, que é formada em Direito e se prepara para fazer doutorado na Argentina. Desde 2011, ela participa do Desafio.

Na Paraíba e em todo o país, as equipes serão classificadas conforme o resultado da pontuação geral do evento. Quem for selecionado vai ganhar smartphone, um troféu e uma viagem para concorrer à final, em Brasília, nos dias 7 a 12 de abril. Também serão premiados os professores indicados pelos universitários vencedores, um total de até 108, e as Instituições de Ensino Superior (IES) em que os ganhadores estaduais estiverem matriculados.

Histórico - O projeto Desafio Universitário Empreendedor está inserido no Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae. Por ser uma competição nacional, com caráter educacional, um dos principais objetivos é estreitar as relações com as Instituições de Ensino Superior e promover a cultura empreendedora no meio universitário por meio de atividades educacionais, jogos de negócio e capacitações virtual e presencial. Além de ser uma competição nacional, a iniciativa pode ser utilizada como ferramenta de apoio aos docentes no ensino do empreendedorismo.

Agência Sebrae de Notícias