terça-feira, 7 de março de 2017

Esclarecimento a respeito da participação da Compesa no Programa Federal de Parcerias para Investimentos – PPI

A escassez de recursos financeiros necessários para viabilizar as obras que a sociedade precisa, tem motivado os governos a encontrar soluções viáveis para reverter os índices adversos da cobertura dos serviços de esgoto no Brasil.

Após três anos do lançamento do Programa Cidade Saneada, a maior Parceira Público Privada–PPP de saneamento do Brasil, o governo Pernambucano deu mais um passo rumo à universalização dos serviços de esgotamento sanitário no Estado.

O Programa de Parcerias para Investimentos-PPI, coordenado pelo governo federal prevê o estímulo de parcerias com a iniciativa privada para ampliar o avanço do saneamento no Brasil.

Está sendo contratada consultoria para estudar a solução mais adequada para cada Estado. No caso de Pernambuco, que tem o exemplo do Programa Cidade Saneada, pretendemos fazer outras PPP's, regionalizadas, para avançar em esgotamento sanitário no interior do Estado, não havendo nenhuma intenção de privatização. Pelo contrário, os investimentos feitos na Compesa nos últimos 10 anos são a prova do soerguimento da Empresa e do compromisso que o Governo de Pernambuco tem com a mudança do setor de saneamento básico.

Para os Estados que aderiram ao PPI, o BNDES atuará como uma espécie de escritório de projetos, utilizando a contratação de uma consultoria especializada que estudará individualmente a realidade de cada região, discutindo os possíveis modelos de parcerias com a iniciativa privada que interessem à Compesa e ao Estado de Pernambuco, para definição daquele que melhor se adeque às nossas necessidades.

A experiência da Companhia na modelagem e gestão do contrato do Programa Cidade Saneada, permitirá conduzirmos os trabalhos juntamente com a consultoria contratada, na construção do modelo ideal para os avanços no setor de saneamento no nosso Estado.

Imprensa Compesa