segunda-feira, 13 de março de 2017

Encerramento do Fusca Cultural homenageia Boi Alvirrubro

Nem todo encerramento pode ser considerado um ponto final de uma história. Às vezes o “final” é apenas um momento de interrupção, para celebrar o sucesso de instantes inesquecíveis.

É apegado a essa ideia que no próximo sábado, 18 de março, o “Fusca Cultural” realiza o último evento desta primeira edição do Projeto – que será em homenagem a agremiação carnavalesca “Boi Alvirrubro” – na Vila da Fábrica (ao lado do prédio da Fundação de Cultura de Camaragibe), a partir das 20h.

A oitava cerimônia promete ser uma grande festa – pois além das apresentações das atrações artísticas, como o Maracatu Cambinda Dourada, Nação Camará e Mestre Zeca do Rolete – a ocasião vai contar com um belíssimo encontro de estandartes de todas as agremiações que participaram do Projeto.

Além disso, na ocasião – o “Fusca Cultural” terá a honra e a satisfação de celebrar e valorizar os prêmios que algumas agremiações participantes do Projeto venceram, este ano, no Carnaval do Recife – como o Urso Mimoso e o Bloco Lírico Amantes das Flores. Portanto, a noite será um momento de muita confraternização e celebração – como forma de demonstrar a importância dessas agremiações – não só para a cultura de Camaragibe, mas também de todo o Estado. 

O Projeto Fusca Cultural, de maneira inclusiva, busca através dos seus eventos promover uma atenção toda especial às pessoas com deficiência e portadoras de necessidades especiais, além de estimular a participação das mesmas nas cerimônias – fazendo com que elas possam conhecer um pouco mais da cultura do município. Além de espaços acessíveis, um tradutor de libras fará parte da festa – com o intuito de torná-la ainda mais democrática para toda população. 

Como se sabe, o Projeto tem como objetivo realizar eventos visando agraciar grupos populares do município, promovendo, assim, um intercâmbio cultural, o resgate e a preservação da memória destas manifestações e das comunidades nas quais estão inseridas em Camaragibe. 

Sobre o “Fusca Cultural”:

O Projeto conta com incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, através do Funcultura. Os eventos são realizados gratuitamente nas comunidades em que os grupos de cultura popular estão inseridos, oferecendo acessibilidade a todos, pois estão sendo realizados ao ar livre, em ruas de fácil acesso das localidades, proporcionando, assim, também, a formação de novas plateias, que ainda não conhecem o trabalho das agremiações.

Ao todo serão realizados oito eventos com frequência mensal. Em cada mês, um grupo de cultura popular será homenageado em sua própria comunidade. Para homenagear esta manifestação, outro grupo de cultura popular tradicional de outro bairro do município será convidado a se apresentar e entregar uma placa em reconhecimento à importância cultural da agremiação homenageada para a cidade.

O primeiro evento do Projeto “Fusca Cultural”, aconteceu no dia 20 de agosto, na Praça do Açude Timbi, em Timbi – onde os moradores da região e visitantes puderam acompanhar a belíssima homenagem feita a Agremiação Carnavalesca – “Boi Rubro-Negro” – também conhecida como “Boi de Dora”. 

O segundo foi realizado no dia 10 de setembro, em Santa Mônica e homenageou a agremiação carnavalesca “Urso Mimoso”. Já o terceiro evento aconteceu no dia 08 de outubro no bairro de Santa Terezinha e fez homenagem a agremiação carnavalesca “A Boneca do Boy”.

O quarto evento, aconteceu no Centro de Camaragibe, no último dia 12 de novembro e o a grande homenageada da vez, foi a tradicionalíssima agremiação carnavalesca Bloco Lírico Amantes das Flores. Já no dia 10 de dezembro, o bairro de Céu Azul testemunhou a quinta cerimônia do Projeto, que homenageou o Maracatu Cambinda Dourada.

O sexto evento do “Fusca Cultural”, que aconteceu no último dia 14 de janeiro, ocorreu no Alto Santo Antônio e homenageou a “Tribo Tupy Guarani de Camaragibe”. A cerimônia, contou com apresentações do Grupo de Dança "As Ousadas", do Ponto de Cultura e Centro Comunitário “Vivendo e Aprendendo”, pela segunda vez consecutiva em uma realização do Projeto; da agremiação “Boi Rubro-Negro”; de uma Orquestra de Frevo; do “Grupo Coco Catucá” e do “Trio Pé de Serra Moinho D’Água”.

O sétimo evento do Projeto Fusca Cultural aconteceu na noite do último dia 11 de fevereiro, que realizou uma cerimônia de homenagem à agremiação carnavalesca “Boi Camarás”, no Alberto Maia – mais especificamente na Rua Getúlio Vargas. A manifestação carnavalesca “Boneca do Boy” pediu passagem e foi responsável pela apresentação de homenagem ao “Boi Camarás” - dando início a festa. Em seguida, o Grupo Coco do Ilê e Grupo Percussivo Tambores do Ilê fizeram uma apresentação conjunta, tocando e cantando os mais variados ritmos, como afoxé, coco, samba, ciranda, samba reggae, maracatu e manguebeat. Por fim foi à vez da Orquestra de Frevo 100% Camará se apresentar, fechando, assim, o evento.


Serviço:

Data: 18/03/2017;
Hora: A partir das 20h;
Local: Vila da Fábrica - Rua Getúlio Vargas (Próximo à Padaria Nossa Senhora do Carmo);

Agremiação Homenageada: “Boi Alvirrubro”;
Agremiação que irá se apresentar e homenagear o “Boi Alvirrubro”: “Maracatu Cambinda Dourada”;
Outras atrações: “Nação Camará”; “Mestre Zeca do Rolete” e “Encontro de Estandartes”