quinta-feira, 30 de março de 2017

Curso de Medicina Baseada em Evidências

Numa iniciativa inédita em Pernambuco, o Hospital Miguel Arraes (HMA), em Paulista, dá início nesta sexta-feira, dia 31, aoCurso de Capacitação para Tomada de Decisão Baseado em Evidências Científicas (Medicina Baseada em Evidências). Numa parceria com a Universidade Federal de Pernambuco e a Universidade Católica de Pernambuco, o curso teráduração de seis meses, com 3 horas de aulas por semana, no Centro de Fisioterapia da UFPE. A aula inaugural acontece nesta sexta, às 14h.

O curso tem 18 vagas e é dirigido aos médicos residentes de Clínica Médica do Hospital Miguel Arraes, com obrigatoriedade de presença. As aulas abordam aspectos éticos, psicológicos e jurídicos da tomada de decisão compartilhada baseada em artigos científicos. Ao final da capacitação serão emitidos certificados.

A Medicina Baseada em Evidências é um movimento médico que se baseia na aplicação do método científico a toda prática médica. O objetivo é realizar uma análise crítica das evidências científicas, encontrar a melhor delas e aplicar na prática diária, atendendo às preferências do paciente. Por isso o termo “decisão compartilhada”.


Com informações da jornalista Iana Gouveia