terça-feira, 28 de março de 2017

#ComQueRoupaEuVou Escola particular do Recife envia carta sobre uso de "roupas extravagantes"

Uma escola particular do Recife causou polêmica ao enviar um comunicado aos pais de alunos matriculados na unidade de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, pedindo que o responsável por deixar e por buscar os alunos use "roupas menos curtas, menos decotadas e menos extravagantes". A circular, assinada pela diretora Rosa Amélia Muniz Emery Carneiro, foi enviada ontem (27). O comunicado dividiu a opinião dos pais.

No documento, a direção do Colégio Santa Maria alegou que "zela pela formação completa do educando" e que "é preciso mostrar que a sociedade é cercada de regras que definem comportamentos e atitudes para cada ocasião". Ainda no ofício, a direção do Santa Maria diz que "pais e professores são espelho para quem está em formação".

A direção informou que "se veste bem quem usa roupas adequadas a cada contexto". "Se vão à praia, à igreja, a um baile, têm de se vestir adequadamente", diz trecho do documento. No final da carta, a direção informou que "a maneira como nos apresentamos em público diz muito de cada um, portanto, bom-senso e discrição são marcas de uma sociedade educada e moderna". 

O Colégio Santa Maria dispõe de duas unidades: a de Boa Viagem e a do Reserva do Paiva. O documento, no entanto, só foi enviado aos pais dos alunos matriculados na unidade de Boa Viagem. Procurada pela reportagem do FolhaPE, a assessoria de imprensa enviou nota, na tarde desta terça, informando que a comunicação tem apoio de grande parte dos pais. Confira, na íntegra, a nota:

A Direção do Colégio Santa Maria informa que a comunicação sobre o trajar no momento de deixar ou buscar os alunos no Colégio tem apoio de grande parte dos pais. A intenção do colégio é orientar sobre roupas adequadas ao ambiente escolar. Lamentamos caso alguém tenha interpretado de forma equivocada ou se sentido constrangido. 




Veja o circular enviado para os pais:




Histórico - No dia 8 de fevereiro de 1956, foi inaugurado o Instituto Santa Maria, em Boa Viagem, na rua dos Navegantes nº 363, com a celebração da Santa Missa pelo então Arcebispo D. Antônio de Almeida Moraes Júnior, da Diocese de Olinda-Recife. Fundadora-Proprietária-Diretora: Maria das Dores Muniz de Melo. Cursos ministrados - Jardim da Infância, Preliminar, Primário até a 4ª série, Educação Física, Música (piano - acordeão), Balé, Artes Plásticas, Esportes. Em novembro, aconteceu a 1ª Comunhão na Matriz de Boa Viagem, celebrada pelo Arcebispo D. Antônio de Almeida Moraes Júnior.


Claro que os internautas do Recife não perdoaram:



O Estagiário Social 1 publicou em seu twitter uma mensagem de whatsapp de um grupo de pais o que pode ter motivado a circular do colégio:




Com informações da Folha PE, do site oficial do Colégio Santa Maria, das twittadas de Thiago Soares e do Estagiário Social 1

Nota do Blog: Escola privada de cunho religioso como o Colégio Santa Maria tende a manter hábitos e costumes, o que é normal. Sempre é bom fomentar um debate sobre comportamentos, moral e bons costumes,, afinal, estamos na segunda década do Século XXI. E a intenção aqui foi apenas contar os fatos, sem detonar imagem de quem quer que seja.