quinta-feira, 9 de março de 2017

Cartas ao Mundão começa terceira fase a partir da próxima semana

Cartas ao Mundão – Oficina de filme-carta para adolescentes sob medidas socioeducativas é um projeto de formação em Cinema e Direitos Humanos que propõe uma vivência prática através de exercícios, reflexões e debates que aproximem os estudantes de uma produção colaborativa. As oficinas de filme-carta com os jovens das unidades socioeducativas, começam nesta segunda (13) e seguem até o mês de julho, atendendo, mensalmente, cada uma das seis unidades contempladas pelo projeto: Cenip Bongi, Case Jaboatão, Case Abreu e Lima, Case Cabo, Case Santa Luzia e Case Vitória de Santo Antão. Esta etapa, composta por oficinas de filme-carta oferecidas a 60 jovens, serão conduzidas pelo cineasta e coordenador do projeto Caio Sales, acompanhado pelos professores e professoras das respectivas unidades. 

Nas etapas anteriores, que tiveram início em novembro de 2016, Cartas ao Mundão ofereceu uma formação em Cinema, Cineclubismo e Direitos Humanos a professores (as) e pedagogos (as) que atuam nas seis Unidades Socioeducativas citadas acima. Em dezembro, seguiu suas atividades com a implementação de cineclubes nas unidades, organizados pelos professores e coordenadores que passaram pela formação, e que vêm contando com o acompanhamento do projeto. As sessões cineclubistas tem continuidade em paralelo ao andamento das oficinas.

Já a etapa final do Cartas ao Mundão será composta por uma mostra coletiva que reunirá todos os filmes-carta e\ou exercícios produzidos pelos estudantes nas oficinas. A metodologia do projeto desenvolve dispositivos lúdicos, que não o objetivo formar cineastas ou ensinar técnicas específicas (como fotografia, captação de som ou edição), mas dedica grande atenção ao processo, àquilo que o cinema permite experimentar no mundo, com o outro, bem como as imagens e narrativas geradas a partir dessa experimentação, estimulando cada um a narrar o próprio território, a própria vida.

Cartas ao Mundão é realizado pela Zentrum Produções, através de Caio Sales, idealizador e coordenador geral, em parceria com o Inventar com a Diferença: Cinema, Educação e Direitos Humanos (Universidade Federal Fluminense – RJ, e Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais) e Gerência Geral de Políticas Educacionais de Educação Inclusiva, Direitos Humanos e Cidadania, da Secretaria de Educação de Pernambuco. A equipe conta também com Anna Andrade (Direção de Produção), Priscila Urpia (Comunicação), David Henrique (Monitoria), Juliana Casanova (Colaboração Cineclubista), Aline Tavares e Claydja Cabral (Identidade Visual – Oyá Estúdio Criativo), Yane Mendes e Kinha Guimarães (Cobertura Audiovisual). O projeto conta com apoio da Fundação de Atendimento Socioeducativo – Funase, da Federação Pernambucana de Cineclubes – Fepec e Fincar – Festival Internacional de Cinema de Realizadoras.

Programação:

13 a 21/03 – Case Jaboatão

24 a 28/04 - Case Vitória de Santo Antão

15 a 22/05 – Case Santa Luzia

16 a 26/05 – Cenip Bongi

05 a 12/06 – Case Abreu e Lima

26/06 a 04/07 – Case Cabo