terça-feira, 28 de março de 2017

Canadá legalizará consumo e venda de maconha para fins recreativos em julho de 2018

O governo canadense legalizará a maconha a partir do dia 1º de julho de 2018, informaram nesta segunda-feira (27/03) jornais locais. A medida, uma das principais promessas do primeiro-ministro Justin Trudeau, será anunciada pelo Partido Liberal durante a semana do dia 10 de abril, segundo a rede de televisão canadense CBC.

A nova legislação entrará em vigor no feriado nacional “Dia do Canadá”, 1º de julho. No entanto, Trudeau destacou que até que haja uma estrutura para controlar e regular a maconha, “as leis atuais se aplicam”. Segundo os liberais, é necessário “legalizar, regularizar e restringir o acesso à maconha” para mantê-las fora do alcance de crianças e os lucros fora das mãos de criminosos.

A nova lei estipula que as províncias ficarão responsáveis pelo controle da venda, incluindo a idade mínima de acesso e o preço. Em Ottawa, será preciso ter 18 anos ou mais para poder comprar maconha, afirma a CBC. Por outro lado, para quem quiser cultivar a planta em casa, serão permitidas até quatro mudas de cannabis por residência.

Se o Canadá, que já tem o uso medicinal da droga permitido, aprovar de fato a lei, será o primeiro país do G7 a fazer essa medida valer em todo o território nacional. Os outros países que compõem o grupo são: Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França e Itália.

Opera Mundi