segunda-feira, 6 de março de 2017

Bahamas: Porcos nadadores encontrados mortos

Sete porcos nadadores das Bahamas foram encontrados mortos em circunstâncias misteriosas. As autoridades estão investigando as mortes que ocorreram perto da “Pig Beach” em Big Major Cay, uma ilha desabitada a cerca de 150 quilômetros de Nassau.

As denúncias das mortes, que mataram cerca de um terço da metade da famosa colônia de porcos selvagens, surgiram na última semana.

“Pode ter sido um acidente horrível no qual eles comeram algo venenoso. Pode ser malicioso, mas não vejo por que alguém seguiria esse caminho para ferir esses animais adoráveis”, disse a presidente da Humane Society das Bahamas, Kim Aranha.

Lendas locais dizem que a colônia de porcos surgiu devido a um naufrágio que ocorreu há muito  tempo, mas o fenômeno pode ter origens mais recentes. 

O nativo das Bahamas, Wayde Nixon, afirmou que colocou quatro porcas e um javali na ilha nos anos 90, em meio a temores de que os problemas do computador ‘Y2K’ provocariam um colapso social na virada do milênio. A ideia era criar um suprimento de alimentos sustentáveis para armazenar em caso de uma catástrofe, ele disse ao programa Today. Nixon culpa o mau comportamento dos turistas pelas mortes dos porcos.

“Temos pessoas que dão cerveja, rum aos porcos e sobem neles, todos os tipos de coisas. Os porcos receberam o alimento inadequado”, disse ele a um jornal local. Nos últimos meses, os animais têm atraído várias celebridades à ilha. Em janeiro, a atriz Bella Thorne (foto acima) compartilhou fotos da ilha enquanto acariciava um leitão.

No verão passado, Donald Trump Jr foi visto com a esposa e os filhos junto aos porcos da ilha durante suas férias. A atriz Amy Schumer esteve na própria cena do crime nos últimos dias e postou uma foto da Pig Beach em seu Instagram.

“Sei que há muitos marinheiros bobos que lhes dão álcool para tentar embebedá-los, mas não vamos confundi-los com os operadores turísticos baseados em Nassau que os trataram com excelente cuidado”, disse a Humane Society de Aranha.

Os investigadores foram enviados para coletar amostras de água e averiguar as possíveis causas das mortes calamitosas. “O que matou esses belos animais é realmente um mistério”, disse Aranha.

Nixon estimou que cerca de 15 porcos permanecem vivos na ilha. Ele pediu para estabelecer uma zona proibida a fim de manter os turistas afastados dos porcos restantes.

V. Alfred Gray , ministro da Agricultura e Recursos Marinhos das Bahamas, concordou e informou ao Nassau Guardian que o governo iria buscar restrições para manter os turistas afastados.

“Se tivermos linhas de fronteira, as pessoas serão capazes de tirar fotografias e ver os porcos nadarem, tudo isso. Porém, elas não serão capazes de lhes dar alimentos”, declarou, segundo o Daily Mail.

Os porcos mortos foram enterrados no mar que tanto amaram, de acordo com as autoridades.

Portal 24 Brasil