segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Rodoviários podem entrar em greve no Recife

Sindicato dos Rodoviários de Pernambuco organizam, para a próxima quinta-feira, uma mobilização na Praça Oswaldo Cruz, no bairro da Boa Vista, no Recife. Ás 9h, a categoria vai se concentrar e poderá decidir por uma assembleia para avaliar os rumos da movimentação. De lá, motoristas e cobradores de ônibus de Pernambuco pretendem seguir em passeata, possivelmente até o Palácio do Campo das Princesas, podendo ainda colocar em votação uma paralisação da classe.

"A categoria não aguenta mais tanto desmande e descaso e pede medidas de segurança e se mobiliza contra a demissão dos cobradores, com a utilização exclusiva do cartão VEM em diversasa linhas", disse nesta segunda-feira Genildo Pereira, assistente de comunicação do sindicato.

Na semana passada, os trabalhadores anunciaram a possibilidade de greve durante o carnaval, caso não sejam tomadas medidas de reforço à segurança. "Estamos aguardando o posicionamento do governo para mostrar o esquema de segurança no carnaval. Enviamos um ofício no dia 27 de janeiro e esperamos a resposta. Caso isso não ocorra, podemos definir uma paralisação baseada no direito de recusa do trabalhador diante dos riscos à sua integridade fisica, prevista no artigo sete da Constituição Federal e na CLT. É preciso tomar medidas de segurança, reforçar o policiamenbto nas ruas e nos focos do carnaval por onde passam os coletivos. No domingo retrasado, uma cobradora foi apedrejada quando o ônibus passava por uma prévia em Olinda", explicou na ocasião Benilson Custódio, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários do Estado de Pernambuco.

Diario de Pernambuco