quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Programa venderá milho a preços subsidiados para criadores do Nordeste

Na manhã de hoje, ocorreu a cerimônia de lançamento do Programa de Vendas em Balcão, no Palácio do Planalto. De acordo com o programa, vão ser liberadas 250 mil toneladas do estoque de milho da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Deste total, 200 mil toneladas terão como destino o Nordeste, que enfrenta o sexto ano consecutivo de seca. 

O Programa de Vendas em Balcão deve ajudar os criadores nordestinos num momento em que a estiagem castiga a região. No entanto, os governadores do nordeste alertaram para a a necessidade de concluir obras de distribuição de água, como a transposição do Rio São Francisco e os os ramais e adutoras que estão previstos para a distribuição da água.

O programa permite o acesso de criadores e de agroindústrias de pequeno porte aos estoques públicos do produto, por meio de vendas diretas e a preços de mercado. O milho – usado para a alimentação de aves, suínos, bovinos, caprinos, ovinos, codornas e búfalos – é o principal produto comercializado no programa.

Compra - De acordo com a Conab, para comprar milho pelo Programa de Vendas em Balcão, é necessário fazer um registro prévio no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais (SICAN), disponível no site da Conab pelo link: http://www.conab.gov.br/conteudos.php?a=1580&t=2

Em seguida, o produtor deve comparecer a uma unidade da Conab levando copia do RG e do CPF, além de comprovantes de identificação, de endereço, de qualificação de suas atividades e de escala de produção/consumo. 

No caso dos criadores de bovinos, também é necessária a apresentação de comprovante de vacinação do rebanho contra a febre aftosa. A Conab aceita documentos de outros órgãos de extensão rural ou das entidades de classe. O pagamento do produto é realizado à vista, via Guia de Recolhimento da União (GRU).

Com informações da Secretaria de Imprensa de Pernambuco