quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

O que abre e o que fecha no carnaval


Durante o carnaval 2017, entre sexta-feira (25) e Quarta-feira de Cinzas (1º), uma série de serviços terá mudanças de horário no Grande Recife. Comércio, repartições públicas, bancos e agências dos Correios vão funcionar em dias e horários especiais. Para evitar transtornos, confira o que abre e o que fecha durante a festa, na Região Metropolitana do Recife:

Shoppings e comércio

O comércio do Centro e dos bairros do Recife terá funcionamento facultativo até a segunda-feira (27). Na terça (28), o comércio ficará fechado. Já na quarta o funcionamento é normal, a partir das 12h.


Boa Vista 
Os centros de compras funcionarão em horário especial. Todas as lojas do Shopping Boa Vista estarão fechadas no Sábado de Zé Pereira (25) e no domingo (26). Na segunda e terça, as lojas estarão fechadas, o Game Station funciona das 11h às 20h, praças de alimentação tem funcionamento facultativo das 12h às 19h e o cinema abre conforme programação. Na Quarta-feira de Cinzas (1), o funcionamento é normal, a partir das 12h.


Plaza
No sábado (25), o Plaza Shopping tem funcionamento normal, das 10h às 19h. No domingo (26), as lojas estarão fechadas e só o Game Station e a praça de alimentação do shopping ficarão abertos, das 12h às 20h. Na quarta (28), o funcionamento é normal, das 10h às 22h.


Guararapes
A lojas do Shopping Guararapes vão abrir no sábado (25), das 9h às 19h, e Hiper Bompreço, Game Station e praça de alimentação funcionarão das 9h às 20h. No domingo (26), as lojas estarão fechadas, mas Hiper Bompreço abrirá das 9h às 20h. Praça de alimentação e Game Station receberão clientes das 12h às 21h.


Segunda (27) e terça-feira (28), as lojas também fecharão. Hiper Bompreço abrirá das 8h às 20h e a praça de alimentação e Game Station, das 12h às 21h, com funcionamento facultativo. Na quarta-feira, o funcionamento dos centro de compras será normal, a partir das 12h. O Hiper Bompreço funcionará das 8h às 22h. Todos os dias, o cinema seguirá conforme a programação anunciada.



Rio Mar
O RioMar Shopping funcionará normalmente no sábado (25), das 9h às 19h. Domingo (26), segunda (27) e terça-feira (28), as lojas fecharão e as áreas de alimentação e lazer terão funcionamento facultativo, das 12h às 20h. Quarta-feira, o funcionamento será normal, das 12h às 23h.


Recife
O Shopping Recife abrirá normalmente sábado (25), das 9h às 19h. No domingo (26), segunda (27) e terça (28), as lojas do shopping fecharão e o funcionamento será facultativo para alimentação e lazer, das 12h às 20h. Quarta-feira, o centro de compras funcionará normalmente, das 12h às 22h.


North Way
North Way Shopping abrirá normalmente no sábado (25), das 9h às 19h. No domingo (26), segunda (27) e terça-feira (28), apenas as áreas de lazer e alimentação funcionarão, das 12 às 21h. Na Quarta de Cinzas (1º), o funcionamento será normal, a partir das 12h.


Paço Alfândega
No sábado (25), domingo (26), segunda (27) e terça (28), a praça de alimentação do Paço Alfândega abre das 13h às 23h, demais serviços têrão funcionamento facultativo. Na quarta-feira (1º), o funcionamento será normal, das 12h às 22h.


Tacaruna
Lojas e quiosques do Shopping Tacaruna abrirão no sábado (25), das 9h às 17h, Hiper Bompreço das 8h às 20h, alimentação, cinema, Game Station, Lojas Americanas e Le Biscuit das 9h às 20h. Domingo (26), segunda (27) e terça (27), lojas e quiosques estarão fechados; Hiper Bompreço, Lojas Americanas e Le Biscuit abrem das 9h às 18h e praça de alimentação e Game Station tem funcionamento facultativo das, 12h às 20h. Nesses dias o cinema funcionará das 14h às 22h30. Na quarta-feira o funcionamento é normal, das 12h às 22h; Hiper Bompreço abre das 8h às 22h e cinema das 13h às 22h30.


Costa Dourada
No sábado (25), o Shopping Costa Dourada funcionará normalmente, das 10h às 22h; o Arco-vita das 8h às 22h. Domingo (26), lojas as lojas do shopping funcionarão das 12h às 20; praças e quiosques de alimentação e parques abrirão das 11h às 21h, Arco-vita das 8h às 20h.


Segunda (26) e terça (27), as lojas fecham, com exceção das Lojas Americanas, que abrem das 12h às 20h; praças e quiosques de alimentação e parques funcionam das 11h às 21h. Arco-vita das 8h às 20h na segunda e das 8h às 18h na terça-feira. Quarta-feira (1º), lojas terão funcionamento normal no Costa Dourada, das 12h às 22h, Arco-vita abre das 8h às 22h.


Bancos

As agências bancárias só funcionam na Quarta-Feira de Cinzas (1º), a partir do meio-dia. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) orienta as pessoas a usarem os caixas eletrônicos para pagamento e agendamento de contas, mas alerta que as contas de consumo e carnês que tiverem os dias 27 ou 28 como data de vencimento poderão ser pagos no primeiro dia útil após o feriado de Quarta-feira de Cinzas.

Correios

Os Correios informam que suas agências estarão fechadas do sábado (25) até a terça-feira de carnaval (27). Na quarta-feira de cinzas (1°), as unidades retomam o atendimento ao público a partir do meio-dia, com exceção da Agência Central e das unidades do Recife Antigo e de Olinda.

Detran

A sede do Detran, no bairro da Iputinga, a Unidade de Táxi – Duat e as Circunscrições Regionais de Trânsito (Citetrans) funcionarão na sexta-feira (24), das 7h30 às 13h30. Já o atendimento no Expresso Cidadão da Boa Vista – no Centro, abre das 7h30 às 15h. No Expresso Cidadão do Parque de Exposições do bairro do Cordeiro funciona das 7h30 às 17h. O de Olinda atende das 7h30 às 16h, o de Garanhuns das 7h às 18h e o de Petrolina das 8h às 20h.

As unidades dos shoppings da Região Metropolitana abrem na sexta-feira (24), das 9h às 17h, com exceção do RioMar, que funciona no Expresso Cidadão do shopping e abre das 8h às 18h. Do sábado (25) até a Quarta-Feira de Cinzas (1º), todas as agências estarão fechadas.

TJPE

No desfile do Galo da Madrugada, sábado (25), o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) vai oferecer o serviço de Juizado do Folião, que vai funcionar em dois polos: Fórum Thomaz de Aquino, na Avenida Martins de Barros; e Estação Central do Metrô do Recife. Durante os dias de festa, até a Quarta-Feira de Cinzas (1), as atividades ficarão suspensas, funcionando em regime de plantão para atender Às demandas urgentes de caráter cível e criminal, como habeas corpus, mandados de segurança e medidas cautelares, entre outras.

O plantão judiciário do 1º Grau na Capital terá como base o Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, na Ilha Joana Bezerra. Os plantões do 1º Grau serão realizados também em 14 unidades judiciárias da Região Metropolitana do Recife (RMR) e do Interior.

Já o plantão judiciário do 2º Grau será realizado no Núcleo de Distribuição e Informação Processual, localizado no térreo do Palácio da Justiça, no bairro de Santo Antônio, também no horário das 13h às 17h.

O Juizado Especial Cível do Aeroporto do Recife atuará normalmente durante o carnaval, efetuando acordos céleres nos casos de conflitos entre passageiros e empresas de aviação. A unidade funciona das 7h às 19h, no 1º andar da Ala Sul do Aeroporto Internacional Gilberto Freyre/Guararapes.

Ministério Público do Trabalho

O Ministério Público do Trabalho em Pernambuco terá funcionamento especial na sexta (24), das 7h às 13h. Segunda (27), terça (28) e quarta (1), o expediente é facultativo. Durante o período carnavalesco, denúncias trabalhistas de interesse coletivo poderão ser feitas na internet.

Justiça Federal de Pernambuco

Durante o Carnaval, a Justiça Federal em Pernambuco (JFPE) funcionará em regime de plantão, com o fim de assegurar a prestação jurisdicional aos cidadãos. Entre o Sábado de Zé Pereira (25) e a Quarta-feira de Cinzas (1º), o expediente da JFPE em todo estado fica suspenso.

Na sexta-feira (24), a JFPE funcionará normalmente, das 9h às 18h, com exceção dos Juizados Especiais Federais (JEFs) de Recife. Como o prédio dos JEFs está situado na Avenida Dantas Barreto (bairro de São José) e já estão sendo efetuadas várias instalações para a apresentação dos desfiles do Galo da Madrugada no seu entorno, o funcionamento do local, na data mencionada, foi suspenso. A partir da quinta-feira (02), as atividades da JFPE voltam à normalidade.

Durante o feriado, serão atendidos apenas pedidos de medidas urgentes, cíveis ou criminais, que visem a prevenir ou evitar perecimento de direito ou assegurar a liberdade de locomoção individual. Os processos com vencimento no período serão prorrogados para o primeiro dia útil subsequente, quinta-feira (2).

Três telefones do plantão estarão à disposição para alguma demanda urgente: Polo Plantão 01 - Fone: (81) 99971-6668 (Cabo de Santo Agostinho, Goiana, Jaboatão dos Guararapes, Recife e Palmares); Polo Plantão 02 - Fone: (87) 99602-7518 (Arcoverde, Caruaru e Garanhuns); e Polo Plantão 03 - Fone: (81) 99276-7980 (Ouricuri, Petrolina, Salgueiro e Serra Talhada).

Prefeitura do Recife

Suspenso durante o carnaval, atendimento ao público no edifício-sede da Prefeitura do Recife volta a ser oferecido na quinta-feira (2) 

A Secretaria de Planejamento Administração e Gestão de Pessoas informa que, de sábado (25) até a quarta-feira (1º), os serviços e o atendimento ao público oferecidos no edifício-sede da PCR e na sede da Reciprev e Saúde Recife não funcionarão. Na quinta-feira (2), o expediente será normal, das 8h às 17h, nesses três locais.

Central de Atendimento ao Contribuinte

A Secretaria de Finanças do Recife informa que a Central de Atendimento ao Contribuinte, localizada no edifício-sede da Prefeitura do Recife, Bairro do Recife, e as demais unidades que funcionam no Expresso Cidadão do Cordeiro e do Shopping Rio Mar estarão fechadas no carnaval, de 25 a 1° de março. Caso o contribuinte precise de informações sobre tributos, basta acessar o site da prefeitura. É possível consultar ou obter informações sobre IPTU, ISS e taxas referentes ao município de maneira rápida e segura, clicando no banner da Secretaria de Finanças "Atendimento ao Contribuinte" disponível ao lado direito da tela.

Expresso Cidadão

Na sexta-feira (24), a unidade do Expresso Cidadão da Boa Vista funciona das 7h30 às 15h. A unidade do Cordeiro abre das 7h30 às 17h. O Expresso de Olinda abre no mesmo horário e fecha às 16h. O Expresso do RioMar Shopping funciona das 8h às 18h, o de Caruaru das 8h às 20h, Garanhuns das 7h às 18h e Petrolina abre às 8h e fecha às 20h. De sábado (25) até a quarta-feira (1º), todas as unidades estarão fechadas.

Empreendedorismo

As Salas do Empreendedor de Casa Amarela e a localizada na sede do prédio da Prefeitura do Recife não irão funcionar durante o Carnaval, voltando às atividades na quinta-feira (2).

Agências de emprego

Nesta quinta-feira (23), a Agência do Emprego da Avenida Rio Branco funciona até às 12h, a Agência universitária, instalada na Facipe, funciona até às 16h e as demais unidades funcionam normalmente. Na sexta-feira (24), a Agência da Rio Branco e a instalada na Facipe não abrem. As demais agências funcionam até às 12h. Todas as agências voltam a funcionar normalmente na quinta-feira (2).

Mercados e feiras

No sábado (25), na segunda-feira (27) e na quarta-feira de Cinzas (1º), todos os mercados públicos e feiras novas funcionarão normalmente, das 6h às 18h. No entanto, no domingo (26) e na terça-feira de Carnaval (28), funcionarão apenas meio expediente, das 6h às 13h, com exceção do Mercado da Boa Vista, que funcionará até as 18h.

Já o Centro de Comércio Popular Calçadão dos Mascates (Camelódromo) não funciona do sábado (25) até a terça-feira (28). O funcionamento volta ao normal na quarta-feira de Cinzas (1º), de 8h às 18h. O mesmo vale para Mercado das Flores e das Frutas. Já as feiras livres nos bairros funcionam normalmente no período carnavalesco, de acordo com a programação semanal.

Ciclofaixas e academias

Durante os dias de folia, a Ciclofaixa de Turismo e Lazer e o Lazer na Rua ficam suspensos, dando espaço para os blocos carnavalescos que vão tomar conta da cidade. Os projetos retomam as atividades no domingo (5 de março). As Academias Recife funcionarão normalmente até a sexta-feira de Carnaval (24), retomando todas as atividades na quinta-feira, dia 2 de março.

Trânsito

Os serviços de atendimento ao público realizados na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), na Rua Frei Cassimiro, 91, no Bairro de Santo Amaro, ficarão suspensos das 13h da sexta-feira (24) até a quarta-feira (1º). Os serviços voltarão a funcionar normalmente a partir da quinta-feira (2), das 8h às 13h. Já os trabalhos de monitoramento e fiscalização de trânsito, assim como o teleatendimento 24 horas da CTTU, continuarão sendo realizados normalmente. Para registrar denúncias, solicitar fiscalização ou realizar registros de acidentes, a população deve acionar a CTTU através do 0800.081.1078.

Centros culturais

Durante os festejos de Momo, os centros culturais da Prefeitura do Recife estarão fechados ao público devido à proximidade aos focos de folia. O Sítio Trindade, na Estrada do Arraial, em Casa Amarela, vai funcionar durante o carnaval das 5h às 19h.

Visitação ao Museu Cais do Sertão fica suspensa durante o carnaval e retoma na Quarta-feira de Cinzas (1º)


Cais do Sertão

O Cais Sertão não abrirá para visitação de sábado (25) a terça (28). O Cais volta a receber visitantes na Quarta-Feira de Cinzas (1º), a partir das 13h, e ficará aberto até às 17h. A entrada é gratuita para todos.

Centro de Artesanato

O Centro de Artesanato de Pernambuco, localizado no Marco Zero do Recife, estará fechado durante todo o carnaval. O local abre novamente na quinta-feira (2), funcionando das 8h às 18h. Já o Centro de Artesanato de Bezerros das 8h Às 17h na sexta (24) e no sábado (25). No domingo (26), segunda (27), terça (28) e quarta (1º), o espaço funciona das 8h às 14h.

Compaz

O Compaz do Alto Santa Terezinha funciona nesta quinta-feira (23) até às 14h. Da sexta (24) à quarta (1º), a unidade estará fechada, voltando às atividades na quinta-feira (2). As bibliotecas municipais não funcionam no período do carnaval.

Escolas e creches públicas

As escolas e creches-escolas públicas não funcionam do sábado (25) à quarta-feira (1º), voltando normalmente na quinta-feira (2).

Jardim Botânico

O Jardim Botânico do Recife, no Curado, abre as portas para o público durante o carnaval, com exceção da segunda-feira (27), dia de manutenção. No sábado (25), domingo (26), terça (28) e quarta (1º), o espaço funcionará das 9h às 15h30. Durante o período, por conta do feriado, o local não contará com visita guiada.

Upinhas, maternidades e policlínicas

Na segunda (27), terça (28) e quarta-feira (1º), as quatro Upinhas 24h – Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro) – estarão abertas 24 horas para as pequenas urgências das áreas cadastradas. Já as demais Unidades de Saúde da Família (USF), incluindo as Upinhas Dia, e Unidades Básicas Tradicionais estarão fechadas, voltando a funcionar normalmente na quinta-feira (2).

Nas Maternidades Municipais Professor Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Professor Arnaldo Marques (Ibura) será disponibilizado atendimento 24h multidisciplinar às mulheres vítimas de violência. Os serviços de urgência e emergência nas Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Policlínica Professor Barros Lima (Casa Amarela), Policlínica Professor Arnaldo Marques (Ibura) e no Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira) estarão funcionando normalmente.

Para vacinação antirrábica, a Policlínica Professor Barros Lima, funcionará 24h, durante o feriado, com demanda espontânea, e a Policlínica Lessa de Andrade (Madalena) vai receber as pessoas que já estão em acompanhamento, das 8h às 12h.

O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife terá plantão para o atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos números 3355-7704 e 3355-7705. O Centro de Informações Estratégicas e Respostas de Vigilância em Saúde (Cievs) estará à disposição durante 24 horas para identificar portadores de doenças que ofereçam risco de ocasionar surtos como influenza, disfunções diarreicas e meningite, principalmente. O serviço de captação e resposta aos surtos e epidemias poderá ser acionado por meio do número 0800.201.2120. As notificações são realizadas pelas unidades de saúde.

Assistência social

Todos os serviços da Assistência Social, como CRAS, CREAS e Bolsa Família, não funcionarão durante o carnaval, exceto as casas de acolhida do IASC. Os serviços voltam ao normal na quinta-feira (2).

Atendimento à mulher no Recife

O atendimento do Hospital da Mulher do Recife (HMR), localizado no bairro do Curado, será normal durante o feriado para a realização de partos regulados, ou seja, por encaminhamento pelo Sistema de Regulação do Recife (Sisreg). O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos do HMR também funcionará normalmente durante todo o feriado, 24h, com atendimento multidisciplinar. O Centro de Referência Clarice Lispector, voltado para o acolhimento e orientação de mulheres em situação de violência, funcionará dentro da Central do Carnaval, na Rua do Observatório, Bairro do Recife. Já o Centro da Mulher Metropolitana Julia Santiago, localizado no bairro de Brasília Teimosa, não funcionará durante a folia

Portal G1