sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Número de hipertensos no Brasil chegará a 80% até 2025, segundo pesquisa

No Brasil, atualmente, o número de hipertensos chega aos 17 milhões, segundo informações do Ministério da Saúde. A previsão é que para o ano de 2025 esse número cresça 80%, segundo estudo conjunto da Escola de Economia de Londres, do Instituto Karolinska (Suécia) e da Universidade do Estado de Nova York. Cigarro, sedentarismo, obesidade, má alimentação e álcool são os motivos que elevarão o número de pessoas com hipertensão.
As doenças cardiovasculares são responsáveis por 33% das mortes com causas conhecidas, no Brasil. Além disso, essas foram a primeira causa de hospitalização no setor público, entre 1996 e 1999, além de responderem por 17% das internações de pessoas entre 40 a 59 anos e 29% daquelas com 60 ou mais anos.
TRATAMENTO
¹O prognóstico de pacientes com hipertensão é significativamente melhorado pela redução da pressão arterial. Controlar a pressão alta (que não tem sintomas) sem reduzir efeitos colaterais inaceitáveis, portanto, é uma necessidade clínica importante, que, em geral, é bem atendida pelos remédios modernos.
tratamento envolve medidas como o aumento dos exercícios, redução do sal  e das gorduras saturadas, com aumento de frutas e fibras, redução do peso e do consumo de álcool, seguidas pela introdução gradual de medicamentos, iniciando com aqueles que tenham benefício comprovado e que tenham a menor probabilidade de produzir efeitos colaterais.

Elservier Saúde