sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Maria da Penha pode ser indicada ao Nobel da Paz


A biofarmacêutica Maria da Penha Maia poderá ser indicada ao prêmio Nobel da Paz de 2017. Durante todo este mês, o comitê da premiação recebe sugestões de possíveis candidatos. O nome de Maria da Penha, como uma das indicações ao prêmio Nobel, será confirmado no próximo mês de fevereiro.


O anúncio foi feito durante a comemoração dos 10 anos da Lei Maria da Penha. A indicação é liderada pelo Senado e Governo do Distrito Federal (GDF). A campanha foi levantada no Senado pela senadora Lúcia Vânia (PMDB-GO). 


A história de luta da biofarmacêutica inspirou a Lei Maria da Penha (11.340/06), considerada um marco no combate à violência doméstica contra a mulher. Ela foi agredida pelo marido, que por duas vezes tentou matá-la e ficou paraplégica na década de 1980.

Durante entrevista ao jornal "O Povo", Maria da Penha afirmou estar surpresa com a proposta do Governo, mas ficou feliz porque o prêmio pode dar uma maior visibilidade à proteção da mulher.

Nobel da Paz
A primeira entrega do primeiro Prêmio Nobel da Paz aconteceu em 1901. Desde então, o prêmio já foi concedido 97 vezes tanto para indivíduos quanto para organizações.


Correio Braziliense (DF)