sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Jardim Sensorial em Arcoverde

Comunidades, escolas, e visitantes da região de Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, terão agora um espaço para vivenciar uma experiência única de aprendizado socioambiental. A Casa Verde Compesa acaba de inaugurar o Jardim Sensorial, que já está aberto à visitação, e proporciona a interação entre as pessoas e a natureza por meio do estímulo dos cinco sentidos do corpo humano. A ideia é promover atividades educativas que busquem sensibilizar as pessoas sobre o seu papel no desenvolvimento sustentável. O espaço também servirá como uma ferramenta de integração entre a companhia e a comunidade, essencial para o trabalho da empresa em assegurar um crescimento responsável, preservando os recursos naturais.

"A Compesa tem um carinho especial pelos projetos voltados ao meio ambiente e trabalhos sociais. Porque fazer obra a gente sabe, mas o que ainda estamos aprendendo é fazer as pessoas compreenderem a importância de ter o serviço de saneamento. A gente não pode deixar que as próximas gerações percam os valores essenciais que dialogam com a vida. A Compesa não só tem essa proposta no discurso. Ela começou a mudar por dentro, quando colocou o verde na sua marca", explicou o presidente da Compesa, Roberto Tavares, durante a inauguração do espaço, que também contou com a presença dos diretores Regional do Interior, Marconi Azevedo, e de Articulação e Meio Ambiente, Aldo Santos, além da prefeita de Arcoverde, Madalena Brito.

O Jardim Sensorial foi pensado e estruturado para garantir a acessibilidade de cadeirantes, deficientes visuais e pessoas idosas, por isso, fica suspenso a uma altura que permite o livre acesso de todos que queiram tocar nas espécies. No lugar, os visitantes irão aprender sobre a importância e propriedades das diferentes espécies, começando pelas plantas nativas da Caatinga. O jardim é dividido em setores com suas respectivas espécies. Na parte do Olfato e Paladar, é possível sentir os aromas e sabores da Hortelã Graúda e Miúda, Coentro, Capim-Santo e Erva Cidreira.

Dracena, Espada de São Jorge Cilíndrica e Babosa são algumas das espécies disponíveis no setor do Tato, enquanto que para a parte da visão foram selecionadas espécies como Leiteiro Vermelho e Icsória. A Audição é representada pelo barulho da água em harmonia com o ambiente. Em Pernambuco, só existe um Jardim Sensorial semelhante ao da Casa Verde Compesa, que fica no jardim Botânico do Recife.

A Casa Verde Compesa está localizada no Centro de Arcoverde (Rua Augusto Cavalcante, nº 512) e desenvolve atividades educativas socioambientais junto a população da região desde o ano de 2014. Só no ano passado, a casa recebeu a visita de 1.417 pessoas, realizou 58 oficinas com materiais reutilizáveis, 33 palestras socioambientais, sete treinamentos, além de 56 ações nas comunidades. "A Casa Verde já tem uma história na região de Arcoverde como um espaço voltado para o desenvolvimento do trabalho socioambiental. E agora, as pessoas terão a oportunidade de aprender pela percepção do sentir, do olhar e do paladar das plantas, ampliando a sensibilidade para as questões ambientais", informa o diretor Aldo Santos.

Imprensa Compesa