sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Homenagem ao Boi Camarás



O clima de carnaval já está no ar, prévias e mais prévias agitam todo o Estado de Pernambuco. E seguindo esta atmosfera de folia, o “Fusca Cultural” realiza no próximo sábado, 11 de fevereiro, a sétima cerimônia do Projeto, dessa vez no bairro do Alberto Maia – na Rua Getúlio Vargas (Próximo à Padaria Nossa Senhora do Carmo), a partir das 20h. O evento fará uma belíssima homenagem à agremiação carnavalesca, “Boi Camarás”.
               
Entre as atrações confirmadas, a agremiação “A Boneca do Boy” será responsável por realizar a apresentação de homenagem ao Boi. Além dela, a Orquestra 100% Camará; o Grupo Coco do Ilê e Grupo Percussivo Tambores do Ilê participaram da festa.

Na ocasião, o Grupo Coco do Ilê e Grupo Percussivo Tambores do Ilê farão uma apresentação conjunta, tocando e cantando os mais variados ritmos, como afoxé, coco, samba, ciranda, samba reggae, maracatu e manguebeat.

O Projeto Fusca Cultural, de maneira inclusiva, busca através dos seus eventos promover uma atenção toda especial às pessoas com deficiência e portadoras de necessidades especiais, além de estimular a participação das mesmas nas cerimônias – fazendo com que elas possam conhecer um pouco mais da cultura do município.

Como se sabe, o Projeto tem como objetivo realizar eventos visando agraciar grupos populares do município, promovendo, assim, um intercâmbio cultural, o resgate e a preservação da memória destas manifestações e das comunidades nas quais estão inseridas em Camaragibe.


Sobre o “Fusca Cultural”:

O Projeto conta com incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, através do Funcultura. Os eventos são realizados gratuitamente nas comunidades em que os grupos de cultura popular estão inseridos, oferecendo acessibilidade a todos, pois estão sendo realizados ao ar livre, em ruas de fácil acesso das localidades, proporcionando, assim, também, a formação de novas plateias, que ainda não conhecem o trabalho das agremiações.

Ao todo serão realizados oito eventos com frequência mensal. Em cada mês, um grupo de cultura popular será homenageado em sua própria comunidade. Para homenagear esta manifestação, outro grupo de cultura popular tradicional de outro bairro do município será convidado a se apresentar e entregar uma placa em reconhecimento à importância cultural da agremiação homenageada para a cidade.

O primeiro evento do Projeto “Fusca Cultural”, aconteceu no dia 20 de agosto, na Praça do Açude Timbi, em Timbi – onde os moradores da região e visitantes puderam acompanhar a belíssima homenagem feita a Agremiação Carnavalesca – “Boi Rubro-Negro” – também conhecida como “Boi de Dora”.

O segundo foi realizado no dia 10 de setembro, em Santa Mônica e homenageou a agremiação carnavalesca “Urso Mimoso”. Já o terceiro evento aconteceu no dia 08 de outubro no bairro de Santa Terezinha e fez homenagem a agremiação carnavalesca “A Boneca do Boy”.

O quarto evento, aconteceu no Centro de Camaragibe, no último dia 12 de novembro e o a grande homenageada da vez, foi a tradicionalíssima agremiação carnavalesca Bloco Lírico Amantes das Flores. Já no dia 10 de dezembro, o bairro de Céu Azul testemunhou a quinta cerimônia do Projeto, que homenageou o Maracatu Cambinda Dourada.

O sexto evento do “Fusca Cultural”, que aconteceu no último dia 14 de janeiro, ocorreu no Alto Santo Antônio e homenageou a “Tribo Tupy Guarani de Camaragibe”. A cerimônia, contou com apresentações do Grupo de Dança "As Ousadas", do Ponto de Cultura e Centro Comunitário “Vivendo e Aprendendo”, pela segunda vez consecutiva em uma realização do Projeto; da agremiação “Boi Rubro-Negro”; de uma Orquestra de Frevo; do “Grupo Coco Catucá” e do “Trio Pé de Serra Moinho D’Água”.




Serviço:

Data: 11/02/2017;
Hora: A partir das 20h;
Local: Alberto Maia - Rua Getúlio Vargas (Próximo à Padaria Nossa Senhora do Carmo);
Agremiação Homenageada: “Boi Camarás”;
Agremiação que irá se apresentar e homenagear o “Boi Camarás”: Bloco “A Boneca do Boy”;
Outras atrações: Orquestra 100% Camará, Grupo Coco do Ilê e Grupo Percussivo Tambores do Ilê – em apresentação única. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário