quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Egito nomeia pela 1ª vez uma mulher como governadora de província

Uma mulher assumiu pela primeira vez nesta quinta-feira o cargo de governadora de uma das 27 províncias do Egito, anunciou o presidente do país, Abdul Fatah al Sisi.
Nadia Ahmed Abdo foi designada governadora de Beheira, no litoral mediterrâneo ao leste de Alexandria, e assumiu o cargo hoje perante Al Sisi. Ela ocupava o posto de vice-governadora desde agosto de 2013, um mês depois do golpe de Estado que derrubou o então presidente, o islamita Mohammed Mursi.
A nova governadora é formada em engenharia química e tem um mestrado em engenharia de saúde, ambos pela Universidade da Alexandria. Conforme o currículo oficial divulgado no site do governo, ela ocupou diversos cargos de responsabilidade em organismos públicos.
Além da nomeação de Nadia, Al Sisi designou outros quatro governadores hoje e também juraram seus cargos os nove ministros nomeados na terça-feira passada no marco de uma reforma parcial de gabinete.
Atualmente, quatro mulheres ocupam cargos ministeriais no Executivo liderado pelo primeiro-ministro, Sherif Ismail, e 90 deputadas fazem parte do Parlamento, que conta com 596 cadeiras. 

Agencia EFE Brasil