quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Clube das Pás será homenageado no 22º Baile Perfumado

O Clube das Pás será homenageado durante a 22ª edição do Baile Perfumado, que acontece nesta quinta (16), às 18h, no Pátio do Terço, no bairro de São José. A festa contará com apresentações de clubes de frevo, blocos líricos, grupos de samba, maracatus, afoxés, orquestras, passistas e porta-estandartes.

Fundado em 1888, o Clube das Pás é um dos grandes clubes carnavalescos de Pernambuco e surgiu no mesmo período de clubes como Vassourinhas, Lenhadores e Toureiros de Santo Antônio. A sua origem é do Bloco das Pás de Carvão, devido aos carvoeiros que abasteciam embarcações no Porto do Recife. Em 1890, o seu nome mudou para Clube Carnavalesco Misto das Pás. 

A agremiação possui o estandarte mais antigo e foi citado em alguns frevos, como por exemplo, “Voltei Recife”, um dos hinos do Carnaval pernambucano. O Clube das Pás representa o mais tradicional espaço de gafieira de PE. Além de frevos, a sua orquestra toca rumbas, salsas, merengues, forrós, tangos, boleros e sambas.

O Baile Perfumado foi criado em 1995 para consolidar o Pátio do Terço como polo de Carnaval do bairro de São José e fomentar o lugar como um dos principais sítios históricos da cultura afro-brasileira e folclórica do Recife.