segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Campanha nas redes sociais alerta contra assédio no carnaval do Recife




"Sereia, unicórnio, colombina, odalisca, mulher maravilha. São só fantasias, não convites". Esta é uma das frases do Pequeno Manual Prático de Como Não ser um Babaca no Carnaval, campanha da prefeitura do Recife contra o assédio a mulheres nos festejos de Momo, lançada ontem (23) nas redes sociais.

Este é o segundo ano consecutivo da campanha (“edição 2, para os que ainda não entenderam”, diz a peça publicitária), que usa gírias regionais e ironia para indicar casos em que o assédio é configurado. "Em português, não também é conhecido como: não, diz uma das páginas; Não arrete, não! Deixa a boyzinha na dela", avisa outra.

Várias frases fazem referência ao consumo de álcool no carnaval, indicando que esta não é uma justificativa para o abuso – "nem se o bêbado for o acusado, tampouco se for a vítima. Ela tá beba doida?" "Ofereça ajuda, não se aproveite. Sexo sem consentimento é estupro. Estupro é crime", afirma o manual. A campanha está recebendo muitos elogios na página oficial do Carnaval do Recife. Já são mais de 5 mil curtidas e 21,7 mil compartilhamentos. 

O manual termina informando o telefone da Central da Mulher, 0800 281 0107. O serviço oferece orientação e atendimento a mulheres que estão em situação de violência. A central fica na Rua do Observatório e conta com uma equipe multiprofissional que inclui advogada e psicóloga.

Agência Brasil