terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Calendário de saque das contas inativas de FGTS sai hoje

O governo federal divulga hoje o calendário oficial de saques das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A expectativa é que as retiradas sejam liberadas entre 10 de março e julho, de acordo com os meses de nascimento dos trabalhadores. 

Serão permitidos os saques das quantias acumuladas nas contas dos que pediram demissão ou foram dispensados por justa causa até 31 dezembro de 2015, como anunciado em dezembro.

Entre as principais questões a serem esclarecidas com a divulgação do documento normativo interno da Caixa Econômica Federal, hoje, estão o tempo que o dinheiro ficará disponível para retirada no banco; se haverá limite de saque para quem quer retirar o dinheiro em espécie; e se a Caixa fará mesmo o depósito automático para correntistas ou poupadores clientes do banco. Além disso, a instituição deverá esclarecer até quanto poderá ser sacado com o Cartão Cidadão em casas lotéricas e se haverá expediente aos sábados e domingos em suas agências.

Segundo a Caixa, há 18,6 milhões de contas inativas no país (muitos trabalhadores têm mais de uma). Somente no estado no Rio, cerca de 2,1 milhões de trabalhadores poderão ter acesso aos recursos, que somam R$ 1,9 bilhão. O volume de retiradas no país deverá injetar R$ 34 bilhões na economia.

Atualmente, o rendimento do dinheiro parado na conta inativa rende apenas 3% ao ano, mais Taxa Referencial (TR, que está zerada), Por isso, o valor acumulado (e sem novos depósitos) se desvaloriza ano a ano diante da variação da inflação, que, em 2016, por exemplo, foi de 6,29% (pelo IPCA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário