terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Bloqueios de trânsito no carnaval

Por conta do carnaval, ruas de Olinda terão o acesso bloqueado a partir das 14h da sexta-feira (24). Ao todo, serão feitos cinco bloqueios móveis e 25 fixos em vias da cidade. Durante a festa, apenas moradores e comerciantes cadastrados terão a passagem liberada por agentes de trânsito através de adesivos nos veículos. A previsão da Secretaria de Transportes e Trânsito é que o acesso seja liberado até às 14h da Quarta-feira de Cinzas (1º).

Os bloqueios móveis acontecem no cruzamento da Rua Farias Neves Sobrinho com a R. Cândido Pessoa; na Avenida Olinda (Memorial Arcoverde); na Av. Olinda (Varadouro); na Estrada do Bonsucesso e na Av. Presidente Kennedy (próximo ao girador).

Já os bloqueios fixos ocorrem nos cruzamentos da PE-15 com a R. Duarte Coelho; da R. A. Lins e Silva com a R. Epitácio P. Sobrinho; da Av. Getúlio Vargas com a R. Cel. João Joaquim Antunes; da R. Cel. Henrique Guimarães com a R. Candido Pessoa; da R. Cel. Henrique Guimarães com a Av. Ministro Marcos Freire; da R. Farias Neves Sobrinho com a Av. Ministro Marcos Freire; da R. São Miguel com a R. Farias Neves Sobrinho, da Av. Joaquim Nabuco com a R. Francisco G. de Freitas; da R. Cel. João Beltrão com a R. Cel. Joaquim Cavalcante; da R. Valdemar Pimentel com a Rua de S. João.

Além das travessas Santo Antônio (nº 3) e da 1ª Travessa Joaquim Nabuco, também recebem bloqueios fixos as ruas Mal. Deodoro da Fonseca, Frei Afonso Maria, Alto da Bela Vista, da Boa Hora, Maria Teresa Beltrão, Severino José Ramalho, José Ramalho, de S. João, Dom Bonifácio Jansen, Ilma Cunha, Bica dos Quatro Cantos, do Piza e Bartolomeu de Medeiros.

Estacionamento

A Prefeitura de Olinda recomenda que os foliões que forem curtir o carnaval na cidade histórica utilizem o transporte público. Mas, para quem optar por ir de carro, tem omo opção o Estacionamento Legal, no Memorial Arcoverde. O local fica aberto do sábado (25) até a terça (2), das 8h às 22h, e os valores são R$ 25 (para veículos de passeio) e R$ 35 (para Kombis e vans). Os foliões vão receber uma pulseira de identificação, que dá direito a passagem de ida e volta na Linha da Folia, que faz o trajeto do estacionamento até a Avenida Presidente Kennedy, no Varadouro.

Outra orientação da prefeitura é que os foliões observem as mudanças nos itinerários e nas paradas de ônibus, observando o local em que vão desembarcar para utilizá-lo também na hora da volta para casa. No ponto de ônibus localizado na Travessa do Pisa, próximo à Igreja de Santa Tereza, param as seguintes linhas: Shopping Recife/Olinda, Circular do Frevo, Shopping Rio Mar/Olinda, Circular Olinda, Shopping Tacaruna/Olinda, Plaza Shopping/Olinda.

Táxis

De acordo com o Sindicato dos Taxistas de Pernambuco, táxis do Recife circulam em Olinda desde o feriado do Ano Novo para reforçar a frota. No total, são aproximadamente seis mil táxis a mais transitando na cidade histórica. No Recife, taxistas de Paulista, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e São Lourenço da Mata vão começar a circular livremente na capital a partir do sábado (25) até a Quarta-feira de Cinzas (1º), totalizando 10 mil carros.

Os pontos de táxi ficam nas avenidas Presidente Kennedy (próximo ao Corpo de Bombeiros, no Varadouro), Joaquim Nabuco (ao lado do Cine Duarte Coelho), Sigismundo Gonçalves ao lado do Clube Atlântico, no cruzamento da Rua do Sol com a Avenida Getúlio Vargas (próximo à Praça Doze de Março).

Portal G1