segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

México: tiroteio mata cinco e fere 15 pessoas

Epicentro do turismo no México e um dos polos de atração mais fortes da América Latina, Playa del Carmen viveu uma noite de terror quando um indivíduo deu tiros dentro da casa noturna Blue Parrot provocando a morte de cinco pessoas e deixando outras 15 feridas, oito das quais já tiveram alta. Entre os mortos, há dois canadenses, um italiano e um colombiano.
Na discoteca, localizada no centro comercial e de lazer de Playa del Carmen, realizava-se o Festival de música eletrônica BPM, que se encerraria no domingo no Caribemexicano.
Segundo as informações oficiais, os disparos tiveram início às 2h28 da manhã, quando vários tiros foram ouvidos no local, os quais causaram a morte de quatro homens e uma mulher. Três deles eram membros da equipe de segurança do festival.
O promotor de Quintana Roo confirmou que os disparos deixaram 15 pessoas feridas, em sua maioria com lesões e contusões leves. Um dos mortos é canadense, e a mulher que se encontra em situação mais delicada tem 26 anos e é de Chihuahua.
Os organizadores do festival BPM soltaram uma nota em que só confirmam três mortes. “Três membros da equipe de segurança do BPM estão entre essas vidas que perdemos, enquanto tentavam proteger os presentes no interior da casa”, explicam em sua página no Facebook. Eles afirmam que se tratou de um atirador solitário que abriu fogo na frente da casa noturna.
Segundo Cristina Torres, prefeita de Solidaridad, município a que pertence Playa del Carmen, três das vítimas eram estrangeiros, embora não tenha dado detalhes sobre suas nacionalidades.
Até o momento, a polícia anunciou a prisão de quatro pessoas e realiza uma operação especial na área. Os agentes examinaram as câmeras e gravações nas ruas vizinhas para tentar esclarecer as causas e os responsáveis.
Vários usuários de redes sociais postaram vídeos em que supostamente as pessoas aparecem fugindo depois dos disparos, embora estes não tenham sido ainda examinados.
O festival “BPM” de música eletrônica realizava a sua edição anual, em que se apresentam durante 10 dias e 10 noites, em diferentes clubes noturnos de Playa del Carmen, os melhores DJs do mundo.
Com informações do jornal El País (Espanha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário